Nutrição - 10 de outubro

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 09 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

É época de Jabuticaba!

A jabuticaba é uma velha conhecida dos brasileiros. As jabuticabeiras fazem parte da nossa flora há mais de 400 anos. Vem das tribos indígenas o costume de usar o fruto para combater a diarreia e hemorragias.

Com casca negra e polpa branca, possui frutos ricos em antocianina: poderosa substância com princípio antioxidante, que ajuda no combate aos radicais livres, ligados ao câncer e envelhecimento. Segundo pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a jabuticaba é a fruta com o maior teor da substância. São 314 mg de antocianinas por 100 g, valor superior ao das uvas tintas. Sua casca também possui pectina, fibra solúvel que contribui na diminuição dos níveis de colesterol. A polpa contém ferro, fósforo e vitamina C, que ajuda na redução do envelhecimento celular, além de niacina, vitamina do Complexo B estimulante do apetite, auxiliar no processo de eliminação de toxinas.

Em cada 100 gramas do alimento, cerca de 20 frutinhas há aproximadamente 40 calorias, podendo ser consumido por quem está de dieta.

Como muitas outras frutas, a maior riqueza do ponto de vista da nutrição encontra-se na casca, à qual se pode dar inúmeros aproveitamentos. Tudo bem, engolir a capa preta é difícil. A saída, sugerida pelos especialistas, é batê-la no preparo de sucos ou usá-la em geleias, que é um dos mais famosos subprodutos da jabuticaba, com a vantagem de que as altas temperaturas não degradam as substancias benéficas para a saúde. O licor de jabuticaba também é muito apreciado, preservando valor e sabor.

Na hora da compra é importante dar preferência às jabuticabas mais firmes e brilhantes, sem rachaduras, sendo que o ideal é ingeri-las no mesmo dia ou em até dois ou três dias depois, mantendo-as na geladeira.

A época de safra da jabuticaba vai de agosto a novembro e ela pode ser consumida ao natural ou usada em diversos pratos.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade