Minutas
- Ronaldo Lo Bianco, arquiteto e mais que querido em nossa cidade, possui uma loja junto com a também arquiteta Sandra Folly, a S.C. A, inaugurada em grande estilo há três anos. Com uma clientela pra lá de exigente em todo o estado, Ronaldo Lo Bianco é reconhecido como um dos grandes incentivadores da cultura local, desde quando ainda comandava a extinta Galeria Universal. Seus móveis são de altíssima qualidade, com design italiano de ponta. Tem três filhos: Mila (mora em Paris e cursa a Siences PO); Lana (faz vestibular para Cinema e estuda no Andrew’s), e Caio (faz vestibular para Economia e estuda no CAP UFRJ). Ronaldo acaba de montar dois lindos ambientes na Casa Cor do Rio, no Jockey Club e é dono de projetos pra lá de conhecidos em nossa cidade: Teatro Madre Cosmelli, do Nossa Senhora das Dores; Edifício Varandas da Serra, na Monsenhor Miranda, e o prédio da CDL, da qual é vice-presidente, na Rua Fernando Bizzotto. Um grande viva à maravilhosa e admirada família Lo Bianco!
Diminutas
- Meu amigo Alexandre Colla vem arrebentando à frente da Choperia Mais 1, sempre com muitas novidades!
- É sempre muito bom lembrar dos amigos apoiadores do Centro de Arte: Livraria Papelote, Nelson Flores, Café do Willisau, Bazar Opção, Habitare Apart Hotel, Silvetex, Cadima Express, Café 1930, Destack, Lokasom e A Voz da Serra. E que venham novos parceiros! A cultura agradece.
- O vermelho com molho de alcachofra, o arroz com açafrão e os legumes salteados da chef Carla Carvalho são de comer de joelhos! O Crescente Gastronomia é um luxo!
- É sempre muito bom encontrar o casal Rô e Harold na noite dominical. O Viva Rô! também é um luxo!
Dicionário
SALMORA – Solução de água e sal, que serve para salgar por igual e lentamente os alimentos que nela ficam de molho. Em inglês, brine.
SALPICAR – O mesmo que polvilhar, é fazer cair lentamente, de forma a espalhar sobre um alimento farinha, açúcar, canela ou qualquer outro tempero ou enfeite picado, para aprimorar seu aspecto.
Perfil
RONALDO LO BIANCO
ARQUITETO
NÃO COME: Salgadinhos “feitos na hora” de coquetel de festas.
COME DE JOELHOS: Frutos do mar, peixes.
GOSTA DE COZINHAR: Gosto de quem gosta.
SOBREMESA: Tarte Tartin.
BEBIDA QUE APRECIA: Prosecco e uísque.
BOTECO PREDILETO: Bon Vivant.
RESTAURANTE PREDILETO: Crescente Gastronomia.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Salvador e São Paulo, respectivamente.
SERRA OU MAR: Serra no inverno e mar no verão.
JANTAR INESQUECÍVEL: O aniversário do Zé Rezende, no Crescente.
O QUE É SER BEM SERVIDO: Quando se é servido por um amigo.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A facilidade de fazer e ter amigos; todo o entorno da cidade (Macaé de Cima/Rio Bonito/Três Picos etc.); comer verduras orgânicas frescas compradas na barraca do Dílson, na feira aos sábados.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: Os caminhões descarregando na Alberto Braune, fazendo dela uma docas; o trânsito insuportável, fácil de resolver e que ninguém resolve; a falta de um bom restaurante a quilo no Centro, com conforto, comida de qualidade, higiene, profissionalismo e um bom chef no comando.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Um festival gastronômico anual, criando um calendário, nos moldes do Festival de Inverno.
Receitas
FILÉ DE PEIXE MARINADOS
Ingredientes:
¼ de porção de óleo vegetal ou azeite, ¼ de xícara de vinho branco seco, 1 colher de chá de casca de limão, 1 colher de sopa de suco de limão, 1 colher de sopa de salsa picada, 1 colher de chá de folhas de tomilho secas, trituradas, ¼ de colher de chá de sal e 4 filés de atum (cerca de 150g cada) 1 cm de espessura.
Modo de preparo:
Numa travessa grande de vidro, misture o óleo ou azeite, o vinho, as raspas de limão, o suco de limão, a salsa, o tomilho e o sal. Coloque os filés de peixe na mistura, cubra-os com ela, tampe a travessa e deixe marinar durante 20 minutos em temperatura ambiente. Pré-aqueça a chapa. Coloque os filés de peixe marinados na grelha. Asse a 10cm acima da chama durante três minutos. Vire de vez em quando e continue assando até o peixe ficar ligeiramente dourado e fácil de cortar com o garfo. Sirva em seguida.
Rendimento: 4 porções.
Notas: o sabor delicado do atum, que é carnudo e firme, se acentua pela marinada e a salmoura feita da mistura de limão com vinho, que combinam muito bem com ele. Como a marinada é ácida, faça num recipiente de vidro ou de louça (não use metal). Como entramos na primavera, nada como comidinhas mais leves e fáceis de fazer. Só escolha bem o peixe, de preferência sempre fresquinho e tomando sempre o cuidado de não passá-lo demais. O ponto certo pode fazer a diferença no resultado final. Mas isso vamos aprendendo com o tempo, fazendo... Não tenha medo e tente!
Deixe o seu comentário