Por que os gatos ronronam?
Quem gosta de gatos está mais do que acostumado a escutar um som estranho, como um motorzinho, o ronronar do bichano, e muitas pessoas não sabem que ruído é este ou por que ele ocorre. Será que ele está doente ou precisando de alguma coisa? Será que está feliz?
O ronronar é um processo normal do corpo dos felinos, usado para expressar sentimentos, é um desejo de comunicação. Não se sabe como isso acontece, geralmente o gato ronrona quando expressa sensações de tranquilidade, prazer e satisfação. Porém, também pode emitir o som, quando está com raiva, dor ou fome.
Nas fêmeas o ronronar é muito importante durante o seu trabalho de parto, pois é através dos seus ronrones contínuos, poderosos e rítmicos que elas orientam os filhotes que nascem fracos, cegos, sem muito sentido auditivo ou olfato, a encontrar o lugar para mamar.
Após dois dias de nascidos, os gatinhos começam a ronronar enquanto mamam. É dessa forma que a mãe recebe a informação de que o fluxo de leite está normal e correto e que tudo caminha bem.
Em contato com humanos, os gatos podem realizar dois tipos de ronronar: o de agradecimento (ao receber algo de seu agrado) e o ronronar como estimulante para obter aquilo que deseja.
A maioria dos gatos faz combinações de diferentes estilos de ronronar, tornando-os muito criativos e variados. Todos que desfrutam de um gato como animal de estimação podem confirmar os efeitos calmantes e hipnóticos de um gato ronronando no colo.
Deixe o seu comentário