Cuidando dos bichinhos - 26 de setembro

Por Drª Flávia de Oliveira Herdy & Drª Henriette Bito Jordão
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Cobras como animais de domesticação

Quando se fala em cobras a maioria das pessoas fica alarmada. Poucos animais têm tão má reputação. De fato, algumas espécies de cobras são perigosas ou mesmo letais, mas na verdade a grande maioria são animais inofensivos, tímidos, que fazem o possível para passar despercebidos.

Apesar de vários répteis já serem geralmente aceitos e comuns como animais de estimação, ter uma cobra em casa ainda é visto com suspeita por muita gente. Apesar disso, o número de cobras mantidas como animal de estimação tem vindo a aumentar consideravelmente.

No entanto, uma cobra não é um verdadeiro animal de companhia. Podemos estimá-las, mas elas apenas nos toleram. Uma cobra não fica alegre quando chegamos a casa, nem contente quando lhe damos mimos, não responde a comandos, provavelmente nem sente a nossa falta e mesmo quando procuram o nosso contato estão apenas em busca de calor e não de carinho. Isto não quer dizer que não sejam animais dóceis, muito pelo contrário. Algumas espécies, quando domesticadas e habituadas aos donos, são bastante agradáveis de lidar, fascinantes de observar e fáceis de tratar.

Outra questão importante a ponderar é a alimentação. Não existem cobras vegetarianas, logo, quando se lida com cobras é necessário obrigatoriamente lidar com o seu alimento. Algumas comem peixe e pequenos anfíbios, outros insetos, mas a grande maioria alimenta-se de pequenos mamíferos e aves. O alimento mais comum e facilmente disponível são crias de rato ou ratazana. Estes se encontram à venda congelados, basta posteriormente descongelar e servir. A maioria das cobras nascidas e criadas em cativeiro estão habituadas a esse tipo de alimentação.

Poucos animais são tão mal vistos e incompreendidos como as cobras, no entanto, ninguém consegue ficar indiferente perante uma. Quer despertem repulsa, medo, curiosidade ou fascínio, estes animais únicos sempre intrigaram e assombraram a imaginação do ser humano. Vitimas de mitos e ignorância, ainda têm um longo caminho a percorrer antes de serem completamente aceitos, isto se alguns dias o forem. Felizmente, o crescente conhecimento e informação têm vindo a desmistificar e a melhorar a forma como as pessoas as vêm.

Apesar de uma cobra não ser um animal de estimação fofinho, são bastante suaves ao toque, e podem até ser queridas à sua maneira. Podem não fazer muita companhia, mas ser dono de uma cobra é sempre uma aventura. O mais importante é gostar realmente destes animais. Quando se aceita a responsabilidade de tomar conta de uma cobra, ou outro animal, é preciso dedicação e vale sempre a pena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade