Bulldog Francês
Em suas origens, o buldogue francês participava de cruéis combates contra touros. Hoje ele é um pacifico cão de companhia, com um plantel reduzido no Brasil. As orelhas de morcego são marcantes neste ex-cão de luta francês. Sua expressão amistosa em nada lembra o animal que combatia contra touros, em tempos remotos.
Pequeno, porém forte, o buldogue francês inspira estranheza com sua aparência grande e provoca curiosidade em quem o vê pela primeira vez. As orelhas de morcego e o tipo de crânio forte, largo e quadrado são características marcantes neste cão que durante o século XIX, era o principal personagem de combates de touros que era o passa-tempo preferido de carregadores, cocheiros e açougueiros dos bairros baixos de Paris. O bulldog francês é um cão compacto e musculoso, podendo pesar de 8 a 14kg; de pelagem curta, focinho recuado e estrutura sólida
Ao contrário do bulldog inglês, de quem provavelmente descende o francês, não tem expressão agressiva, embora se mostre sempre. Os lábios negros, pendentes, cobrindo totalmente o lábio inferior, fazem com que pareça um pouco carrancudo. Ao mesmo tempo, tem um ar de permanente disposição para brincadeiras. De constituição compacta e musculosa, o Bulldog é acima de tudo, um cão rústico. Seu corpo arredondado e leve toma-o muito ágil, capaz de impulso rápido e grandes saltos.
Quanto à educação é importante mostrar desde o início que ele divide sua vida, mas que nem por isso é seu dono. Não ceda a todos seus caprichos. Para que ele lhe obedeça é necessário apenas ser firme e respeitar sua sensibilidade.
O buldogue francês, sendo um cão bastante suscetível pode se magoar se ele tiver a impressão que estão mangando dele. Ele é um cão gentil e sociável e apesar de não ter a pretensão de ser um cão de defesa, ele pode fazer a guarda a sua maneira. Ele é um cão paciente e consciente de sua força e por isso é um bom companheiro para crianças.
Apesar de ser um cão bastante saudável, o buldogue francês pode ter dificuldade respiratória durante o verão. Para precavê-las não o deixe só dentro de um carro, mesmo na sombra. Viaje com ele durante a noite, se seu carro não tiver ar condicionado. E para finalizar, não o deixe correr e brincar nas horas mais quentes do dia. O buldogue francês é um cão observador e curioso. Tudo lhe interessa.
No Brasil ainda é uma raça muito rara, mas que a cada ano conquista novos adeptos e apreciadores.
Deixe o seu comentário