Minutas
- Dona Betty, mesmo sendo carioca, não esconde seu profundo amor a nossa cidade. Tanto que sempre representou com maestria seu papel, ao lado do marido, hoje mais uma vez prefeito de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Mello. Morando em Nova Friburgo desde 1940, formada em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música e sempre dedicada a sua família, dona Betty é querida por todos os que acompanham sua trajetória de vida. Ao todo são seis filhos: Heródoto Filho, Ricardo, Marcos, Inês Maria, Cláudio e Mônica. Esta família tradicional merece muitos aplausos! Um viva bem grande à família Bento de Mello!
Dicionário
SAUTERNES – Subregião vinícola de Bordeaux, França, é a mais conhecida produtora de vinhos brancos licorosos. As comunas de Barsac, Preignac, Sauternes, Bommes e Fargues são as únicas na França que podem denominar seus vinhos brancos de Sauternes. São vinhos elaborados com uvas que chegaram a um excesso de maturidade, a chamada “podridão nobre”. Tendo perdido água e concentrado o açúcar, elas fornecem a base para vinhos ricos, sem adição artificial de qualquer outro elemento, suaves e aveludados. Alguns dos principais são: Château D’Yquem, Château Giraud, Château La Tour Blanche, Château Lafaurie-Peyraguey.
Perfil
BETTY BENTO DE MELLO
NÃO COME: Jiló.
COME DE JOELHOS: Desde que seja bem feito, gosto de tudo. Gosto muito de peixes, trutas, comidas com camarão.
GOSTA DE COZINHAR: Não. Admiro muito quem sabe e cozinha bem. Cozinho se for necessário. Gostava de fazer doces e cheguei a fazer cursos, mas hoje não faço mais.
SOBREMESA: Strudel com creme de leite.
BEBIDA QUE APRECIA: Gosto de vinhos e de licor. Não gosto de bebidas destiladas.
BOTECO PREDILETO: Não frequento.
RESTAURANTE PREDILETO: Nova Friburgo tem excelentes restaurantes. Gosto do Viva Rô, do Crescente, do Conde Redondo, do Bistrô Suíço e do Auberge Suisse. São tantos bons que sempre que posso estou indo!
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Rio de Janeiro e Nova Friburgo.
SERRA OU MAR: Serra, para viver, e gosto do mar para passear.
JANTAR INESQUECÍVEL: O jantar com Heródoto, dos nossos 60 anos de casados, no Truta & Boa Cia.
O QUE É SER BEM SERVIDO: Ser recebida com atenção, serem solícitos e quando somos servidos com carinho.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Toda Nova Friburgo é agradável. Os dias de inverno com esse céu lindo e o sol quentinho! Nossa cidade é agradável em vários momentos. É encantadora!
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: Não tenho o que achar desagradável.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Nova Friburgo tem uma excelente gastronomia. Talvez falte um pouco mais de divulgação.
Receitas
SOPA DE COUVE-FLOR COM IOGURTE
Ingredientes:
½ kg de couve-flor, 2 ¼ de xícara de água, 50g (duas colheres de sopa) de manteiga ou margarina, duas colheres de sopa de amêndoas em lascas, uma cebola pequena picada, uma colher de sopa de farinha de trigo, ½ colher de chá de sal, ½ colher de chá de açúcar, uma pitada de noz-moscada, uma xícara de iogurte natural desnatado, uma xícara de leite e salsa picada.
Modo de preparo:
Numa panela grande misture a couve-flor e a água; ferva em fogo alto. Abaixe o fogo, tampe e cozinhe até a couve-flor ficar macia, de seis a oito minutos. Numa tigela média, escorra a couve-flor e reserve duas colheres de sopa de caldo que se formou. Tire a couve-flor da panela e reserve. Na mesma panela derreta a manteiga em fogo médio. Junte as amêndoas e refogue até dourar, de um a dois minutos. Com uma escumadeira funda, remova as amêndoas e reserve. Junte a cebola à manteiga que restou na panela e refogue em fogo médio até ficar macia (cerca de cinco minutos). Acrescente a farinha, o sal, o açúcar e a noz-moscada, junte o caldo reservado e cozinhe até a sopa começar a borbulhar e engrossar. Retire a panela do fogo e acrescente a couve-flor. Na processadora ou liquidificador, bata o iogurte e a mistura de couve-flor até virar um purê. Despeje a sopa numa panela média e junte o leite. Torne a levar ao fogo médio até esquentar, sem deixar ferver. Coloque em tigelas individuais e salpique amêndoas e uma pitada de salsa em cada uma. Sirva em seguida.
Rendimento: Quatro porções
Notas:
* Deixe um pouco de iogurte para colocar na sopa depois de servida. Fica muito bonita a apresentação.
* Estas duas receitas de sopa são dedicadas à dona Betty Bento de Mello, uma amante de sopas. Espero que todos possam aproveitá-las neste restinho de inverno!
SOPA DE BATATA E ALHO-PORÓ
Ingredientes:
Duas colheres de sopa de manteiga ou margarina, duas partes brancas de alho-poró médio fatiadas, uma cebola pequena picada, uma batata grande para assar (300 g), descascadas, cortadas em cubos, duas xícaras de água, ½ xícara de leite, ½ colher de chá de sal, 1 colher de cebolinha picada e pimenta-do-reino moída a gosto.
Modo de preparo:
Numa panela grande, derreta a manteiga ou a margarina em fogo médio. Junte o alho-poró e a batata, refogue por cinco minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente a água, tampe e ferva em fogo alto. Reduza o fogo e, sempre com a panela tampada, cozinhe a batata cerca de 15 minutos. Na processadora ou liquidificador bata a sopa, metade de cada vez, até virar um purê macio. Transfira a sopa para outra panela média. Junte o leite e o sal. Leve ao fogo médio até esquentar, sem ferver. Distribua a sopa pelas tigelas individuais. Salpique uma quantidade igual de cebolinha e uma pitada de pimenta-do-reino em cada tigela e sirva em seguida.
Rendimento: Quatro porções
Nota: Esta sopa fica excelente quando trocada a batata inglesa por baroa. Siga o mesmo preparo. Quando a sopa estiver pronta, acrescente um pouco de creme de leite fresco em cada tigela. Fica muito saborosa!
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário