PÊLO CURTO BRASILEIRO
O Pêlo Curto Brasileiro é a primeira raça de gatos brasileira, desenvolvida, como várias outras ao redor do mundo, a partir de animais domésticos sem pedigree, sendo fruto da seleção natural dos meios urbanos. É uma raça resistente à doenças, característica que tem chamado a atenção dos criadores e gatófilos estrangeiros, onde é reconhecido como “Brazilian Shorthair”. Além da boa saúde, esta raça tem como características fundamentais um comportamento dócil e extremas agilidade e inteligência.
Trata-se de uma raça relativamente nova, com 14 anos de existência. Mas que vem conquistando inúmeras pessoas no Brasil e Exterior. Foi idealizada pelo Paulo Ruschi, juiz internacional e vice-presidente da WCF - World Cat Federation - que a vem divulgando em todos os países onde é convidado a julgar. Sendo que em 1998 a raça foi internacionalmente aprovada pela WCF.
A origem do Pêlo Curto Brasileiro foi através da seleção de gatos de rua, que foram trazidos com os primeiros imigrantes ao Brasil. É um gato de tamanho pequeno a médio, forte, a pelagem é curta e os olhos de cor preferencialmente combinando com a da pelagem. O temperamento é brincalhão, alegre, ativo, inteligente e aprende as coisas com facilidade, excelente caçador, resistente a doenças, amistoso e muito apegado ao dono, mas se não encontrar carinho e afeto onde vive, pode procurar outro lugar para viver.
Como sempre há pessoas mal intencionadas vendendo gatos por lebre, há registros de gatos descritos como Brasileirinho , Brasileiro Pêlo Curto , etc. Essas raças não são reconhecidas internacionalmente. Para não ser enganado na hora da compra, certifique-se que o animal tem pedigree e que nele consta a raça “Pêlo Curto Brasileiro”.
Embora o pedigree possa ser requerido por qualquer pessoa que tenha um SRD (sem raça definida) pêlo curto que se encaixe nos padrões determinados para a raça, só os gatos com registro em que conste “Pêlo Curto Brasileiro” são considerados da raça. Assim, se seu gatinho estiver de acordo com este padrão aceito internacionalmente, você pode requerer o seu pedigree.
Deixe o seu comentário