Mario de Moraes
Não são poucos os artistas que utilizam o papel para fazer suas obras de arte. O casal norte-americano Patty e Allen Eckman escolheram um tema incomum para suas bem trabalhadas esculturas: o Oeste norte-americano, focalizando principalmente os cow-boys e os índios pele-vermelhas, com os búfalos como coadjuvantes. Existem diversos tipos de trabalho artesanais utilizando papéis de todo o tipo. Algumas das técnicas artísticas mais conhecidas são origami (muito popular no Japão), kirigami (ou cartões pop-up), relevo (dry-embossing), tea-bag folding, carimbos, entre outras.
Os artesãos utilizam diversos tipos de papel, que variam em sua gramatura, como vergê, color plus, pérsico, linho, cuir, martellê, casca de ovo, marrakech, vegetal etc.
E com eles realizam verdadeiras obras de arte, como as fabricadas por Patty e Allen.
Existem alguns trabalhos conhecidos em todo mundo, muito valorizados, como as caixas de sapato decoradas com imitação de pele de girafa, assinadas por Carmen Steffens, um valioso presente. Há também bolsa e sapato imitando a pele do mesmo animal. Os fabricantes desses produtos, muito procurados, têm filiais no Brasil. Como na cidade de Franca (Franca Shopping), Ribeirão Preto (Ribeirão Shopping) e na mineira Uberaba (Uberaba Shopping). O produto mais vendido é a imitação de uma girafa em papel machê, produzida na Argentina. O comercial é grátis.
Deixe o seu comentário