Gastronomia - 8 de agosto

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 07 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

- Com muito esforço e dedicação encerramos mais um Festival de Inverno. E a melhor sensação é aquela de ter realizado um grande evento e com sucesso absoluto! Foram dez dias de muito trabalho, mas com muita competência de todos os envolvidos. Há muito tempo não se reuniam tantas secretarias num só evento: Geral, Cultura, Turismo, Serviços Públicos, Comunicação, Esporte, Saúde e Assistência Social. Todas com o intuito de levar à população arte e cultura e fazer com que nossa cidade brilhe a cada inverno, ao som de brilhantes melodias, que duraram apenas dez dias, mas que ficarão marcadas por muitos e muitos anos em nossos corações. Parabéns Dell’Arte, Prefeitura de Nova Friburgo, prefeito Heródoto Bento de Mello e todos aqueles que de alguma forma ajudaram a realizar o 8° Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo.

- Flávio Venturini, Vanessa da Mata, Jorge Aragão e Maria Rita ficaram encantados com o carinho recebido por aqui durante o Festival de Inverno. Oferecendo flores de Nelson Flores (Nilson sempre gentil, amigo e grande incentivador da cultura), e uma brilhante serigrafia de Felga de Moraes (um gênio das artes plásticas) mostramos aos artistas que sabemos receber muito bem todos que pisam em nossa terra. E, em se tratando de um festival de música, nada melhor do que recebê-los com arte!

- Quem quiser ver um pouco mais do nosso festival é só acessar o blog do maravilhoso fotógrafo Daniel Marcus, que deu um show de competência: www.daniel marcusfotos.blogspot.com.

- Quem também merece muitos aplausos é a equipe da cozinha do Wanderlei e Gleide. Instalados no Country Clube, foram dez dias de muita fartura e confraternização. Nada melhor que reunir tantos artistas em volta de boa mesa! E, por falar em Country, o clube todo merece aplausos por sua equipe sempre muito eficiente! Parabéns!

- Já que estamos parabenizando todos que fizeram bonito nesse festival, não poderíamos deixar de fora os agradecimentos às equipes do Teatro Municipal do Suspiro, Centro de Arte e Usina Cultural Energisa. E aproveitar para mandar muitos vivas à brilhante equipe da Secretaria de Cultura, que deu uma demonstração de seu grande amor à cidade!

Dicionário

PUDIM – Prato doce ou salgado, de consistência entre o creme e o suflê, geralmente cozidos em vapor ou no forno, em banho-maria. Os mais conhecidos são os doces, de leite, de chocolate, de pão e de café, e os salgados de carne, de rins e o de Yorkshire.

PUDIM DE LEITE – De origem francesa é uma adaptação portuguesa de crème caramel. Na frança, também recebe outro nome, crème renversée. É preparado um creme com ovos, leite e açúcar que é levado a assar em fôrma previamente caramelizada. É uma sobremesa comum a vários países e tem diversas variações locais. É o flan espanhol e o crema caramella italiano.

PUDIM DE PÃO – Uma deliciosa sobremesa feita com pão embebido em leite, ovos batidos, açúcar, baunilha e outros temperos. Pode ser acrescido de passas, frutas secas e cristalizadas e aromatizado também com vinho do Porto ou madeira. Serve-se quente ou à temperatura ambiente.

Receitas

PUDIM DE PÃO

Ingredientes: Dois copos de leite, 2 pratos fundos de miolo de pão amanhecido, 4 ovos batidos, 2 colheres de sopa de manteiga, canela em pó, 1 cálice de vinho doce, sal, açúcar, 1 xícara de chá de uva passas sem sementes e manteiga para untar.

Modo de preparo:

Ferva o leite. Coloque o miolo de pão numa tigela e regue-o com leite fervente. Acrescente os ovos batidos, a manteiga, a canela, o vinho, uma pitada de sal e açúcar a gosto. Bata muito bem até o pão desmanchar completamente. Preaqueça o forno. Acrescente a uva passa à massa, mexa e passe para uma forma de pudim untada. Leve ao forno quente e asse por cerca de 20 minutos.

Rendimento: Seis porções

PUDIM DE LEITE

Ingredientes: Uma xícara de chá de açúcar, 1 lata de leite condensado, a mesma medida (da lata) de leite e 4 gemas.

Modo de preparo: Derreta o açúcar e caramelize uma forma para pudim. Bata no liquidificador o leite condensado, o leite e as gemas. Deixe bater por cerca de dez minutos. Preaqueça o forno. Despeje o pudim na forma caramelizada e cubra com papel-alumínio. Asse em banho-maria por cerca de uma hora. Deixe esfriar, desenforme e leve à geladeira.

Rendimento: Oito porções.

Notas: Uma das sobremesas mais apreciadas por meus entrevistados é o pudim, por isso aí estão duas boas receitas. Para saber se o pudim está cozido, espete-o com um palito. Se sair seco, estará pronto.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade