Curando a ressaca com alimentação saudável
Nada pior do que exagerar no álcool e sofrer com os desprazeres da indesejada ressaca do dia seguinte. A ressaca está associada a uma variedade de sintomas que podem incluir desidratação, fadiga, dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, fraqueza, dificuldade de concentração, ansiedade, irritabilidade, sensibilidade à luz ou ao barulho, sede e problemas para dormir. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, e ocasião para ocasião, geralmente começando várias horas depois de beber.
O álcool vai direto para o fígado onde é metabolizado e depois cai na corrente sanguínea. De lá é levado para o cérebro. A sensação inicial é de euforia e desinibição. Mas a longo prazo, passa a ter efeito depressivo e causa sonolência e diminuição dos reflexos. Aos poucos vai sendo absorvido pelo organismo e é aí que a coisa complica.
Para espantar a sede e a latejante dor de cabeça pós-bebedeira, o conselho é montar pratos cheios de alimentos ricos em potássio, como salsa, acelga, espinafre, brócolis, couve, cenoura, aipo, melancia, pepino, uva e alface, além de ingerir muita água. A sensação de boca seca acontece por causa, no primeiro momento, da retenção hídrica e, posteriormente, do efeito diurético, provocado pelos copos de álcool além da conta. O potássio dribla os efeitos do sódio, responsável pelos incômodos da retenção de líquido.
Alterne a bebida alcoólica com água, suco ou refrigerante, e antes de começar a beber faça uma refeição, pois quando você ingere álcool de estômago vazio, ele é absorvido mais rapidamente e, consequentemente, você vai ficar de pileque mais fácil.
Misturar bebidas doces e fermentadas como vinho e cerveja é ressaca na certa, por isso uma forma muito boa para se prevenir é não misturar as bebidas alcoólicas e respeitar sempre o limite do corpo usando o bom senso.
Algumas ervas ajudam a renovar as células hepáticas e, assim, acelerar o processo de purificação das toxinas do álcool que estão no corpo. Chás de salsaparrilha, erva-picão, macela e erva-cidreira são excelentes desintoxicantes. Depois das refeições, o chá verde e o de hortelã facilitam a digestão.
Lembre-se que a única maneira eficaz de evitar a ressaca é beber moderadamente.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário