Minutas
Existem pessoas que nos remetem muitas lembranças e Ney é uma delas. Desde pequeno, quando passei parte de minha infância no Bom Pastor, tive a oportunidade de conhecer Lilinha (irmã de Benito e Ney), passando momentos importantes da vida. O nosso querido homem da música, conhecido em nossa cidade e nos bares da vida, é um verdadeiro friburguense, que merecia há muito este perfil! Ney Velloso, 42 anos de carreira, mais de 40 músicas gravadas, 55 de vida, casado com Margarida, pai de Cauã e Cristiano Guerra, todos músicos e que também trabalham com Benito di Paula. Ney, junto com Bebeto e Luiz Wagner, criou o samba-rock, conhecido em todo o mundo. E por falar em mundo, essa turma da pesada da música viaja para a Europa fazendo muito sucesso! Um viva bem grande a Ney Velloso, Benito di Paula, Lilinha e todos os que apoiam e gostam da música popular brasileira! Eu também sou um homem da montanha! Viva!
- Agradeço o carinho com que meus amigos e o Auberge Suisse me receberam na noite de meu aniversario! Foi uma noite inesquecível! E não poderia de destacar a presteza e a atenção do exemplar garçom Marquinho! Obrigado!
- Por falar em comemoração, meu aniversário rendeu muitos dias: almoço na casa de minha mãe e família e uma surpresa maravilhosa da minha equipe do Centro de Arte! Obrigado pelo carinho!
- A festa da colônia portuguesa na Praça das Colônias, no Suspiro, foi maravilhosa! Um viva bem grande ao Grêmio Português e a todos os integrantes da colônia. Vale ressaltar que é com muito trabalho que a Secretaria Municipal de Cultura vem destacando esse importante segmento de nossa cidade. Um grande abraço ao Giovanni Cariello e seu esforço e empenho para manter viva a chama da colonização portuguesa.
- Foi com grande pesar que recebi a notícia da morte do senhor Kurt, um dos maiores batalhadores pela gastronomia e turismo friburguenses. Realmente, uma perda lamentável!
Dicionário
BROTO DE FEIJÃO – Bastante utilizado na cozinha oriental, seu uso foi introduzido no Brasil pelos japoneses, que denominam moyashi. Os brotos têm cerca de 10cm de comprimento e são obtidos a partir de grãos de feijão colocados de molho para germinar. Vendidos sempre frescos, podem ser comidos crus ou branqueados, como saladas, ensopados, acompanhamento ou como ingredientes de diversos pratos da culinária oriental. São muitos saborosos e nutritivos.
Perfil
NEY VELLOSO
MÚSICO/COMPOSITOR/INSTRUMENTISTA
NÃO COME: Prato vazio. Gosto de uma boa comida brasileira.
COME DE JOELHOS: Gosto do tradicional. O feijão preto não pode faltar.
GOSTA DE COZINHAR: Sou muito ruim na cozinha, só faço enlatados.
SOBREMESA: Pudim de leite.
BEBIDA QUE APRECIA: Não bebo. Gosto de água e café.
BOTECO PREDILETO: Xuxu Botecos e 746 Café.
RESTAURANTE PREDILETO: Chimarrão, do Mezanino.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Natal.
JANTAR INESQUECÍVEL: O último jantar que fizemos para minha mãe. Todos reunidos e com minha mãe ainda presente.
O QUE É SER BEM SERVIDO: Ser recebido com um sorriso é essencial.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O frio, caminhar na Alberto Braune e na praça, a natureza. Adoro apreciar a paisagem!
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: Cachorros no meio da rua e maltratados, os buracos das calçadas e quando a cidade está suja.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Incentivar mais a gastronomia com incentivos fiscais; alinhar a gastronomia com a cultura. Nossa cidade possui uma excelente rede gastronômica e com um turismo mais forte e divulgação da cidade em nível nacional com certeza chegaríamos num bom resultado.
Receitas
CONCHINHAS AO FORNO
Ingredientes:
Uma ricota (cerca de 350g), 200g de mozarela ralada grossa (duas xícaras), um ovo grande, duas colheres de sopa de salsa e orégano ou manjericão frescos (ou duas colheres de desidratados), uma pitada de sal, 700g a 800g de molho simples de tomate para espaguete (caixa ou lata), 500g de massa em forma de conchinhas médias e raminhos extras das ervas (opcional).
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 190°C (forno médio); unte levemente uma forma refratária ou pirex, de 30cmx20cm. Numa panela grande e funda, ferva quatro litros de água. Enquanto isso, numa tigela média misture bem a ricota, uma xícara de mozarela, ovo, ervas e sal. Numa panela média aqueça o molho de espaguete em fogo moderado. Cozinhe parcialmente o macarrão (metade do tempo indicado na embalagem). Escorra-o bem e enxágue-o com água fria. Ponha-o na panela e misture delicadamente a massa com o molho de ricota. Verta mais ou menos a metade do molho de espaguete no fundo da forma refratária, untada. Ponha sobre o molho a massa misturada à ricota. Por último, despeje o restante do molho de espaguete sobre as conchinhas. Polvilhe com a xícara restante da mozarela. Asse a massa até aquecê-la e borbulhar (20 a 25 minutos). Enfeite-a com raminhos de ervas, se quiser, e sirva.
Rendimento:
4 a 5 porções.
Nota:
Esta massa fica muito boa recheada, porém, dá um pouquinho mais de trabalho. Recheie cada conchinha com um pouquinho da mistura de ricota. Siga o passo a passo da receita e obterá um excelente resultado!
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário