Mário de Moraes
De um modo geral, a maioria das pessoas gosta de melancia. Poucos sabem, porém, que ela é uma fruta rasteira originária da África, cultivada ou surge quase espontaneamente em várias regiões do Brasil, em geral em áreas secas e de solo arenoso. O dia 26 de novembro a ela é dedicado e foi comemorado no Brasil, pela primeira vez, no ano de 2006. Fruta muito apreciada em nosso país, segundo o IBGE, a sua produção no Brasil, segundo esse instituto (dados de 1991), é de 144 mil toneladas, concentrada principalmente nos estados da Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A planta é rasteira e anual, com folhas triangulares e trilobuladas e flores pequenas e amareladas, de onde gera um fruto arredondado ou alongado de polpa vermelha, suculenta e doce, com cerca de 90% de água. Seu diâmetro varia entre 25 e 75 cm. Sua composição, além do alto teor de água, inclui açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
Na Austrália existe um festival da melancia, realizado no dia 19 de fevereiro, que é muito popular. Ele tem várias atrações, algumas bem inusitadas, como esquiar em cima de melancias e concurso de cuspe à distância de sementes da fruta, bem como esmagamento e arremesso da melancia.
O festival é realizado em Chinchilla, na cidade de mesmo nome, no estado de Queensland, centro-leste da Austrália. Existem prêmios. Não só para quem trouxer a maior melancia, como também para quem vencer a prova de esqui sobre a fruta. Os participantes dessa inusitada disputa têm que enfiar cada pé em uma melancia e escorregar em uma lona encharcada com o líquido da fruta.
Neste último ano a sensação foi a tentativa de John Allwood de bater seu próprio recorde - registrado no Livro Guiness dos Recordes - , depois que ele partiu 40 melancias com a cabeça em 60 segundos.
O festival reúne, em média, 7 mil espectadores, mais da metade da população de Chinchilla. Também aparecem muitos turistas, não apenas para saborear a fruta, mas principalmente para se divertir. Segundo Julie Alban, uma das organizadoras do evento, "a festa atrai pessoas de várias partes do país e até turistas estrangeiros, que participam das competições por pura diversão".
O evento foi realizado, pela primeira vez, em 1994. Chinchilla é considerada a capital das melancias da Austrália Um quarto de toda a produção nacional da fruta vem dessa região do país. Além de muita melancia, na festa existem diversos e coloridos estandes, desfiles, artesanato e concertos para os visitantes. O festival só termina no dia 22 de fevereiro.
Curiosidade: Chinchilla é a terra natal do famoso cineasta australiano George Miller, diretor dos filmes Mad Max, Mad Max II,As bruxas de Eastwick e Happy Feet, o pinguim.
Deixe o seu comentário