Artrose canina
Os cães e gatos geriátricos podem apresentar muitas doenças ortopédicas que afetam sua qualidade de vida sendo a mais comum a artrose, uma doença que até bem pouco tempo parecia ser exclusiva do homem.
A artrose é uma doença crônica, que se caracteriza pela degeneração da cartilagem articular que perde sua capacidade de absorver e distribuir as forças impostas e se torna sede de lesões.
O sintoma mais evidente é que o animal começa a mancar. Esse sintoma se manifesta principalmente no frio, quando o cão acaba de se levantar, por exemplo, e diminui assim que o exercício aquece a articulação. Animais antes alegres e brincalhões se mostram relutantes em andar, levantar-se, brincar, correr, subir em sofás e escadas, enfim, desenvolver as atividades que lhes eram comuns, mantendo-se tristes, quietos e arredios.
As articulações mais acometidas são: coxo femoral, coluna vertebral, joelho e cotovelo. Clinicamente, a doença provoca dor na articulação acometida seguida de sua disfunção.
O diagnóstico se faz através do histórico do animal, exames das articulações e radiografias. Não existe cura e sim controle de suas manifestações através do uso de medicamentos, fisioterapia e acupuntura. Alterações na dieta do animal (principalmente para os cães acima do peso) assim como cuidados com o ambiente (pisos) ajudam no controle da doença.
Deixe o seu comentário