Combater a gripe com alimentação saudável!
Já estamos no outono, logo vem o inverno e com eles também chega uma temida inimiga: a gripe. Nariz escorrendo, tosse, febre, dores de cabeça e garganta, fraqueza, entre outros sintomas. Afastar essa inimiga é quase impossível, mas seguindo alguns conselhos podemos nos preparar para enfrentá-la!
Uma boa alimentação pode ajudar a prevenir gripes e resfriados, e mesmo para quem já está com os sintomas, alimentar-se bem pode encurtar a duração dessas doenças. A alimentação saudável, rica em alimentos fontes de vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, fortalece o sistema imunológico e cria defesas orgânicas para combater o vírus.
No caso das gripes, o reforço do sistema imunológico deve partir de nutrientes que protegem as membranas mucosas que revestem olhos, nariz, pulmões e estômago. A vitamina A é a principal fonte deles e precisa da ajuda de alguns compostos para ser metabolizada. Nesse caso, é indicado consumir especialmente alimentos de cor amarela, vermelha e verde escuro, como, por exemplo, o mamão papaia, espinafre, cenoura, batata-doce, abóbora e abobrinha.
Outro importante aliado no esforço de defender o corpo das infecções é a vitamina C, indisp0ensável para a produção de glóbulos brancos. Suco de laranja, limão, acerola e caju, tomate cru, kiwi, morango, espinafre e pimentão vermelho são fontes desse nutriente.
Alguns alimentos possuem nutrientes que são capazes de aumentar a imunidade do organismo criando defesas orgânicas, como ostras, cereais integrais, castanha do Pará, soja, carnes, peixes - como salmão, atum, sardinha e semente de linhaça.
Outro alimento importante na hora de combater a gripe e o resfriado é o alho, que destrói alguns vírus da gripe e é considerado ótimo antioxidante. A mostarda e a pimenta também possuem substâncias químicas que dissolvem as secreções e descongestionam as vias aéreas, sendo empregadas também no tratamento da asma. Ervas e plantas como salsa, malva, eucalipto, gengibre e guaco para serem usadas em chás, inalações e gargarejos também amenizam os sintomas de gripes e resfriados, como nariz entupido, irritação, inflamação de garganta e tosses.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário