O prefeito Heródoto Bento de Mello se mostrou tão encantado com a exposição da fotógrafa Iara Reis, que adquiriu algumas delas para presentear visitantes ilustres que venham à cidade. Esta iniciativa do prefeito em promover o trabalho da artista gerou curiosidade a respeito de sua obra e, principalmente, sobre como Iara obtém os resultados vistos em suas fotografias.
Remetendo a clássicos da pintura, como Monet, Renoir, Van Gogh e outros, as fotos são resultados de intenso trabalho da fotógrafa sobre as águas do Rio Bonito de Lumiar, onde ela registrou momentos de extrema beleza plástica. Realizados com uma câmera digital compacta avançada (não profissional), os trabalhos exibem uma grande profusão de cores, movimentos, brilhos e volumes, sob o aguçado olhar fotográfico de Iara.
Para a artista, suas fotos são como poemas de amor à vida, que nos brinda com uma beleza surpreendente, generosa, sempre nova e rica em detalhes. A importância do tema - a água -, vem ao encontro do movimento planetário dirigido à preservação dos recursos hídricos, altamente degradados em escala mundial.
Além de fotógrafa, Iara Reis é também musicista – sanfoneira e cantadora, tendo participado do grupo Tempo de Fulô -, realizou uma série de fotos da natureza a partir de 2003 em Nova Friburgo, Rio de Janeiro e São Paulo. A fotógrafa, nascida em Bom Jesus de Itabapoana (divisa do estado do Rio com Espírito Santo), é formada em Jornalismo e Cinema na Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem em seu currículo trabalhos como repórter e fotojornalista nos jornais O Fluminense e Repórter, além de contribuir para a Revista de Domingo, do Jornal do Brasil.
Tendo morado na Amazônia e com passagem por todo o território brasileiro e diversos países da América Latina, Iara se radicou em Nova Friburgo em 1994. E foi aqui que descobriu os padrões incertos do rio em movimento, a água como uma lente, gerando uma série de imagens que ela considera como “lisérgicas, que dão barato”.
Das 38 fotografias em exposição na Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas, 55 Centro), 12 já foram compradas pelo prefeito Heródoto. Vale a pena conferir. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, até o dia 29 deste mês.
Deixe o seu comentário