Matérias - 16 de maio

sexta-feira, 15 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O frio está chegando: é hora de se prevenir e evitar as alergias

Com a chegada do outono, a temperatura na Região Serrana já começa a ficar mais amena durante o dia e a sofrer quedas bruscas ao entardecer. Com o frio típico desta época do ano chegam também as indesejáveis alergias. Além da temperatura baixa é no outono que os agasalhos guardados nos armários durante todo o verão voltam à cena. As peças de vestuários e os cobertores de lã são verdadeiros inimigos daqueles que são acometidos frequentemente de rinites e asma. Para evitar os transtornos e incômodos das alergias, a Sociedade Brasileira de Alergia promoveu no início de maio no Rio de Janeiro a primeira Semana de Prevenção a Doenças Alérgicas, que contou com circuitos de palestras gratuitas para a comunidade ministradas por alergistas em vários hospitais e faculdades da capital fluminense.

A alergista de Nova Friburgo, Patrícia Carvalho Batista Miranda, que é membro da Sociedade Brasileira de Alergia e esposa do comandante do Sanatório Naval no município, o capitão-de-fragata e médico Nestor Francisco Mendes Júnior, participou das palestras que aconteceram no Hospital da Lagoa e agora espera levar os esclarecimentos sobre os mitos e verdades em relação às doenças alérgicas à população friburguense em palestras ainda a serem programadas, provavelmente na Escola Estadual Marcílio Dias, no Paissandu. Em entrevista ao caderno Light ela antecipou algumas dicas importantes para a população enfrentar o friozinho do outono e o clima gelado do inverno serrano sem precisar visitar com frequência as farmácias de plantão.

Controle do ambiente em casa

O fumo dentro de casa, mesmo com as janelas abertas, deve ser evitado em todas as ocasiões. Para evitar alergias prefira produtos de limpeza doméstica sem cheiros fortes. A limpeza do piso (cerâmica ou madeira) deve ser feita com pano úmido e sabão, ao invés de varrer a poeira com vassoura. Os travesseiros deverão ser cobertos com uma capa sob a fronha. Em casas com crianças deve-se também evitar o acúmulo de bichinhos de pelúcia, que periodicamente devem ser expostos ao sol, para inibir a ação de ácaros. Quem tem animais domésticos peludos (cães e gatos) deve impedir a entrada destes na casa. As janelas e, se possível, também as portas, devem permanecer o maior tempo possível abertas, permitindo que os ambientes fiquem arejados, evitando mofo nos armários e gavetas, que também devem ser abertos de vez em quando. Sempre que for possível as roupas de frio devem ser expostas ao sol.

Rinite alérgica

Acomete 30% dos brasileiros e pode ser percebida com aquela irritante coceira nasal, entupimento das narinas, espirros constantes, irritação na garganta e escorrimento de secreção no nariz, que são sintomas redutores da qualidade de vida do paciente. Para combater a rinite, segundo a alergista Patrícia, adote medicações preventivas, que podem ser recomendadas por médicos especialistas. A alergista alerta que os descongestionantes nasais, de uso muito comum pela população, acabam acelerando a rinite e, após o efeito da droga, os sintomas voltam e, geralmente, ainda mais fortes.

Asma

É uma doença que acomete cerca de 20% dos brasileiros e a cada ano aumenta a incidência de internações hospitalares. Os sintomas mais comuns são dificuldades para respirar, tosse insistente e com mais incidência à noite, aperto e chiado no peito. A asma não deve ser tratada somente durante as crises. Deve-se usar broncodilatadores, sprays e nebulizações. O que muita gente ainda desconhece é que o spray tem menos efeitos colaterais que os xaropes para asma, que geralmente causam taquicardia. A medicação preventiva mais indicada é à base de inaladores com corticosteróides. Vale sempre destacar que nunca se deve utilizar automedicação. Procure sempre um médico.

A valorização da cultura friburguense na visão do saudoso Jorge Saade

O diretor teatral Jorge Saade, recentemente falecido, era mesmo um defensor ferrenho da cultura friburguense. Uma prova disso se tem com o depoimento que ele concedeu em 2005, ao jornalista Nelson Alvarez, no artigo que republicamos neste espaço, no qual destacou o advento do Centro de Arte, polo de exposições de artes plásticas de renomados autores ainda na década de 1960, até a chegada do teatro com a gravação de uma peça em um gravador. Dos espetáculos aos concertos e recitais, o saudoso Jorge Saade fez história e presenciou a ascensão e o êxito do famoso ‘porão da cultura’ local, que, como ele mesmo dizia: “é o grande propagador da cultura”.

Acompanhe a seguir o trecho da matéria intitulada Centro de Arte: um marco na cultura friburguense, publicada no caderno Light de A VOZ DA SERRA em agosto de 2005.

“Em 1961, o grupo integrado por doutor Ariosto, doutor Heródoto, doutor Georg Henze, doutor Augusto Cláudio Ferreira, senhoras Sara Hamelmann e Gertrudes Englander, compunha a direção do Centro de Arte. Eu e Paulo Jordão participávamos das reuniões.

“Tudo começou com artes plásticas e música. O teatro veio um ano depois. Resolvemos gravar uma peça num gravador, A garçonière de meu marido, de Silveira Sampaio. Aí pensamos: ‘por que não transformar esta brincadeira numa peça de teatro?’ Com isto surgiu o Teca – Teatro Experimental do Centro de Arte, que durou até 1968. A primeira peça encenada foi Mortos sem sepultura, de Jean-Paul Sartre, que tratava da resistência francesa na Segunda Guerra Mundial. Tudo muito artesanal. O próprio grupo fazia cenários, música, roupas. O maior sucesso foi Falávamos de Rosas, de Frank Gilroy. Num festival de teatro ganhamos todos os prêmios. Foi uma época efervescente. Os jovens se interessavam em fazer parte dos grupos, estudar os textos, fazer arte. Paulo Sérgio Carvalho, agora um profissional, tinha então 15 anos quando se apresentou em Mortos sem sepultura. Na época existiam poucos grupos na cidade. Encenamos Canto da Cotovia, de Jean Anouilh; A importância de ser prudente, de Oscar Wilde.

“Tinha também a parte musical, concertos e recitais de grandes músicos, como Jacques Klein, inaugurando o piano Steinway. Durante muitos anos aconteciam de dois a três concertos por mês. Aos domingos, um concerto matinal, e aos sábados um concerto à noite. Durante esse período houve um espetáculo de música popular com o Gama, dando início à carreira maravilhosa do grupo. A primeira peça de sucesso foi O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, dirigida por Jaburu.

“O Centro de Arte é um polo de divulgação de arte. Ele irradia cultura. Se não existisse seria uma grande perda, estaria faltando a alma. É o grande propagador da cultura em Nova Friburgo”.

Site Cultura & Música apoia projeto educacional para funcionários da Stam

Maio é um mês especial para diretores e funcionários da Stam Metalúrgica, já que marca os dois anos do Centro Educacional Francisco Faria (Ceff), inaugurado em 22 de maio de 2006, em homenagem à memória de seu fundador.

Criado com o objetivo de propiciar educação de qualidade aos funcionários, através de uma parceria formalizada com o Sesi, o Ceff oferece a oportunidade de graduação nos níveis do segundo segmento dos ensinos fundamental e médio.

A iniciativa faz parte do projeto Educação 10, que conta com apoio do site Cultura & Música (www.culturaemusica. mus.br), que mensalmente envia material informativo cultural aos alunos do Ceff. Os estudantes também são estimulados a participar com sugestões e críticas. O informativo cultural tem apoio da WR Gráfica. “A Stam realiza um trabalho maravilhoso, investindo em seus funcionários que, por sua vez, vestem a camisa da empresa. É uma honra para o site poder participar deste projeto. Acho que toda empresa deve estimular seus funcionários, assim todos produzem mais”, diz a diretora do site, Mariana Polo Fabris.

Para saber mais sobre o Ceff, que consolidou a ideia de promover a inclusão social e também de criar laços sólidos com os funcionários, basta acessar o site www.stam.com.br.

O troféu é nosso!

Agência de publicidade de Nova Friburgo recebe prêmio em São Paulo

Com grande experiência em montagem de feiras dentro e fora do estado do Rio, apresentando produtos e marcas da região bem longe daqui, a Fábrica de Ideias recebeu o prêmio EstanDesign 2009 pela idealização do estande de uma empresa friburguense na Couromoda. O Centro Brasileiro Britânico, na capital paulista, foi palco da cerimônia de premiação, promovida pelo Grupo Feira & Cia, que destacou 22 estandes, em dez categorias, em feiras e eventos do Brasil e exterior.

A premiação é dividida em estandes de pequeno, médio e grande porte, nas categorias ouro, prata e bronze. O estande da empresa friburguense, de médio porte, teve projeto arrojado dentro de um orçamento limitado e a responsabilidade de, além de posicionar a marca, transmitir bem o tema da coleção de inverno lançada na feira. Para isso foram utilizados materiais alternativos nos grandes lustres da entrada e, nas paredes laterais, instalou-se uma “favela chique”, feita de madeira reciclada de sobras de outros projetos da montadora. 

Rodrigo Queiroz, designer e sócio da Fábrica de Ideias, esteve presente na cerimônia para receber o prêmio. “Sabia que estávamos indicados, mas só conheci o resultado - de que havíamos levado ‘ouro’ - no momento da premiação. Foi fantástico trazer este prêmio para Friburgo! É um trabalho que temos feito para vários clientes de nossa carteira e que ajuda a representar bem a economia da região fora daqui. Isso nos deixa especialmente satisfeitos”, disse.

Para se ter uma ideia da representatividade do prêmio, a agência de publicidade de Nova Friburgo concorreu com mais de 500 projetos. O Prêmio EstanDesign valoriza a criatividade e a eficácia da comunicação das empresas nas principais feiras do país. 

A Fábrica de Ideias tem atuado em vários locais do país em feiras de metal-mecânico, construção, moda, couro, além do segmento de lingerie. O trabalho começa no convite para o evento, passando por todas as estratégias de marketing para estar lá, até entregar o espaço pronto para a comercialização do produto. Agora, os publicitários Rodrigo Queiroz e Valéria Lattanzi trouxeram para casa uma especial recompensa, que os motiva a continuar trilhando o caminho da eficiência e criatividade, com absoluto profissionalismo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade