Gastronomia - 16 de maio

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 15 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

Conversar com a Iara já faz muito bem à alma, mas conhecer seu trabalho faz mais bem ainda. Sua exposição na Usina Cultural Energisa é um deleite para os olhos e a mente. É esplendorosa! Seu trabalho nos remete a todos os prazeres: visuais, gustativos, imaginários... Suas fotos, segundo a artista, são remédios para a dor mundial que assola o planeta. Iara Reis ainda entende de música, cinema, jornalismo e é uma excelente doceira. Não precisa sair de casa para fotografar, sua fotografia está a seu lado, em sua casa, ou melhor, em Rio Bonito! Nascida em Bom Jesus de Itabapoana, Iara já passou pelo Rio de Janeiro, Amazônia e muitos outros lugares e agora reside na paz de Rio Bonito e é uma cidadã do mundo. Tem um filho, João Caetano (20), que faz Engenharia da Computação (Uerj/NF), e é músico; e um companheiro, Ronir Jonas, que também é músico. Um viva bem grande para Iara e sua família, sua arte e ao encantador Rio Bonito!

- Depois da belíssima apresentação do pianista Miguel Proença, um saboroso jantar de adesão foi realizado no Sushiban, do meu amigo Edgar. Entre os presentes, o prefeito Heródoto Bento de Mello e esposa, Roosevelt Concy (secretário de Cultura), Girlan Guilland (secretário de Comunicação) e esposa e demais convidados. Foi um agradável momento cultural e gustativo. Que Miguel Proença não demore muito a nos visitar com sua maravilhosa música!

- As festas na Praça das Colônias estão fazendo sucesso! A realizada pela colônia japonesa já deixa saudade; a Alemã foi muito animada e o restaurante Viva Rô deu um show! As tortas da Uta Cortez são de comer de joelhos! Sem falar nas barraquinhas montadas pela Apae e Casa dos Pobres São Francisco de Paulo. Parabéns à Barbara Husung, presidente da colônia alemã, e às secretarias de Turismo e Cultura. Um viva a todos os nossos colonizadores e suas raízes!

Dicionário

FRITAR – Técnica culinária que consiste em cozinhar um alimento em gordura, em temperatura muito elevada. Pode-se cozinhar, desta forma, alimentos crus ou já cozidos, lenta ou rapidamente. Emprega-se muito este método para fazer bifes, croquetes, ovos, batatas, bolinhos doces e salgados etc. Existem tipos diferentes de fritura, dependendo da quantidade de gordura empregada em relação à quantidade de alimento. Chama-se sautée ou salteada, por exemplo, frita-se algo por apenas alguns segundos, somente para lhe dar cor. Dependendo do tipo de fritura empregada e da quantidade de gordura, irão variar os utensílios a serem utilizados. Para qualquer tipo, entretanto, é essencial que a gordura esteja quente quando o alimento for colocado na panela (caso contrário, ficará encharcado) e esperar que a capa em volta do alimento se forme, antes de reduzir o fogo, para cozinhá-lo por inteiro.

Perfil

IARA REIS

FOTÓGRAFA

NÃO COME: Sou meio natureba, mas não radical. Evito carnes e frituras.

COME DE JOELHOS: Frutas, eu amo! Sou igual a passarinho, se pudesse me alimentaria só de frutas!

GOSTA DE COZINHAR: Muito. Sou ótima cozinheira.

SOBREMESA: Frutas, apesar de doceira. Faço doces de frutas, licores, vinho de jabuticaba. Tenho meus pecados, mas que evito, como chocolates e sorvetes.

BEBIDA QUE APRECIA: Sucos, especialmente o de melancia. Adoro água de coco e gosto de cerveja sem-gelo, em temperatura ambiente e no inverno.

BOTECO PREDILETO: Não frequento.

RESTAURANTE PREDILETO: Não frequento, minha casa é meu restaurante. Moro em Rio Bonito, sou bicho do mato e, além do mais, sou cinéfila, adoro filmes!

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Estou sempre nos arredores, nunca nas cidades. Gosto do litoral do Nordeste e também da Amazônia.

SERRA OU MAR: Para morar, serra. Mas, o mar é indispensável.

JANTAR INESQUECÍVEL: Pela companhia, e nem tanto pela comida, foi um jantar com a Elis Regina, no Hotel Marina, na década de 70.

O QUE É SER BEM- SERVIDO: Ser servida com carinho já é um ingrediente especial. Comida é alquimia e esses ‘ingredientes’ dão o diferencial.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O verão, a educação do povo -aqui as pessoas acham, a princípio, que você é honesto, e isso é precioso - e a qualidade de vida da cidade.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: O cheiro de esgoto, até porque, moro no meio da mata, e o Centro fede com a poluição dos rios Santo Antônio e Bengalas; a rodoviária urbana - as pessoas fumando e o barulho, tudo isso é muito desagradável - e o trânsito que, infelizmente, está um absurdo, tem que tirar o trânsito pesado de Nova Friburgo.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Falta motivação. As pessoas não vêm aqui só para comer. Falta associar comida à cultura. Nossa cidade é um celeiro de cultura e talentos, um grande potencial cultural e turístico. O artista tem que ter oportunidade de mostrar sua arte!

Receitas

BOLINHOS DE CARNE

Ingrediente:

½kg de carne moída sem gordura, ½ xícara de farinha de rosca, uma cebola pequena finamente picada, um ovo grande, duas colheres de sopa de salsa picadinha, ½ colher de chá de sal, ½ colher de orégano seco ou manjericão, triturado, ¼ de colher de chá de pimenta-do-reino moída, ¼ de xícara de ketchup, duas colheres de sopa de água e raminhos de salsa (opcional).

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 190°C (forno médio). Unte uma assadeira de 30x20cm. Numa tigela grande, com um garfo misture a carne moída, a farinha de rosca, a cebola, o ovo, a salsa, o orégano e a pimenta-do-reino. Divida a carne em quatro partes e forme bolinhos ou faça vários bolinhos menores. Arrume-os na assadeira untada e asse-os durante 25 minutos. Numa xícara misture o ketchup e a água e pincele a mistura sobre os bolinhos. Continue assando até que o líquido da carne saia claro (cerca de dez minutos), regando de vez em quando os bolinhos com mais mistura de ketchup. Transfira-os para uma travessa aquecida; enfeite com raminhos de salsa, se quiser, e sirva em seguida.

Nota:

Esses bolinhos podem ser fritos, mas acho que no forno ficam mais saudáveis. Para quem não gosta de ketchup (que é o meu caso), não é necessário usá-lo. Os bolinhos ficarão douradinhos igualmente. Estes bolinhos fazem sucesso entre as crianças, portanto, é uma ótima opção para lanches rápidos ou até mesmo uma refeição.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade