Matérias - 02 de maio

sexta-feira, 01 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Amor se faz na cozinha

Depois das refeições, Vitalina recolhia-se à cozinha. Lavava a louça, enxugava os pratos, arrumava os talheres na gaveta, sacudia a toalha de mesa e pendurava o pano de prato no varal do quintal. Depois, servia-se de um cálice de vinho do Porto, acendia um cigarro, sentava-se à velha mesa e ligava o rádio.

As notas de Moon Light Serenade aninhavam-se no bolso de seu avental que não era sujo de ovo, mas guardava estrelas. Sílvio Caldas, talvez por ciúmes de Duke Ellington ou por não resistir a um regaço moreno, aveludava ainda mais a voz e cantava só para ela. Vitalina gostava desses galanteios.

Cresci dentro de uma cozinha que cantava e recitava trechos de antigas novelas. Por premonição estética ou por vergonha de não saber ler, Vitalina tinha na cozinha (para ser usado no futuro) um grosso volume de poesias de Cruz e Souza. Não sabia decifrar as letras, mas aprendera a gostar do moço que morava dentro do livro . Ah, o livro. Um livro que aprendeu a falar à medida que na escola eu conhecia as letras. E, quando cheguei ao Z e ao domínio dos verbos, dos pronomes, das conjunções, dos hiatos e dos objetos diretos e indiretos, o moço do livro soltou a fala. Disse que era um poeta. Vitalina gostou tanto de suas palavras, que lhe pediu para trazer os amigos “para uma prosinha”. O moço não se fez de rogado e trouxe um animado bando que, num piscar de olhos, transformou a velha cozinha num recanto boêmio.

Todos os dias, enquanto Vitalina refogava o feijão ou assava um bolo, lá se reuniam Neruda, Eluard, Camões, Castro Alves, Gregório de Matos, Rimbaud, Allen Ginsberg, Baudelaire, Elisabeth Bishop, Pound, Augusto dos Anjos, Dorothy Parker, Lorca... para beber licor de jenipapo ao som da Rádio Nacional e das histórias que Vitalina tão bem narrava.

O endereço da boemia espalhou-se, e vieram os pintores. Picasso ficou maluco com os potes de barro que Vitalina ganhara de Mestre Vitalino. Dali levou Gala. Goya chegou desacompanhado. Degas apareceu com umas bailarinas. Vieram muitos, aos bandos.

Os atores chegaram por último (trabalhavam até tarde), acompanhados por amigos cantores. Maria Callas chegou com Theda Bara, uma chegada triunfal; Callas nas vestes de Medéia, e Theda nas de Cleópatra. Procópio Ferreira surgiu com um querubim baixinho chamado Grande Otelo; Cacilda Becker com Pixinguinha e Donga; Fernanda Montenegro com uma nereida chamada Chiquinha Gonzaga. E foram tantos que lá foram, que eu poderia jurar que Eurípedes e Shakespeare também por lá apareceram.

Aos domingos, as mulheres da minha família se reuniam, e Vitalina narrava as artes da boemia. Ninguém se espantava. Afinal, eram bruxas, e se bruxas podiam voar em vassouras por que seria impossível poetas saírem dos livros, pintores surgirem das telas, atores representarem à mesa e cantores fugirem dos discos? Não, as artes não eram nada improváveis.

Os anos se passaram e a boemia cresceu. Vieram os vizinhos e em pouco tempo o bairro inteiro. Vitalina cozinhava e o improvável acontecia. Os noivos se casavam, os feios embelezavam, os malvados adocicavam, e os velhos rejuvenesciam.Um dia, Deus, que já estava cansado - e com ciúmes - de ouvir as histórias da tal boemia, não resistiu ao cheirinho do bolo que Vitalina assava e a chamou para viver com Ele.

Vitalina aceitou o convite e fez de Deus sua última conquista. Dizem que ela foi a primeira a conquistá-Lo pela boca.

 

obs¹: se você gostou de Vitalina, de sua cozinha, de seus amores,de seus feitiços, de seus amigos e de seu caso divino , ela está inteirinha no meu livro Amor se faz na cozinha, publicado pela Editora Bertrand.

 

obs²: agradeço a todos, a essa corrente mágica que se criou ao redor de Tao, o anjo lacaniano cujas asas estavam quebradas mas com a magia de muitos amigos especiais estão agora prontas para voar.

 

obs³: na foto, Vitalina e sua filha, Nazir.

Vai voar?

Atenção aos cuidados com a saúde!

Ao embarcar num avião, o passageiro deve tomar alguns cuidados em relação à saúde, pois a baixa umidade relativa do ar em altitudes muito elevadas deixa o clima muito seco, favorecendo crises alérgicas como rinites, faringites, asmas, amigdalite, sinusite e pneumonia. O superaquecimento do ar durante sua passagem pelas turbinas do avião também acelera a desidratação. A temperatura reduzida a até 80 graus negativos nas alturas e associada à queda da umidade relativa do ar reduz a imunidade, facilitando as infecções. O ideal é ingerir bastante líquidos antes e durante a viagem, evitando-se, porém, o consumo de bebidas alcóolicas. Os médicos alertam que o efeito do álcool quando se está voando pode até triplicar.

Muitas companhias aéreas investem na contratação de médicos para atuação durante os vôos. Quando este recurso especial não é possível, os comissários devem atuar no caso de eventualidades, com o uso de desfribiladores em pacientes cardíacos, tubos de oxigênio, analgésicos e antitérmicos. Quando um passageiro passa mal e não há médicos na aeronave, os comissários de bordo geralmente entram em contato com uma equipe médica em terra e repassa instruções de emergência.

Os que fazem uso de medicamentos antidepressivos ou para conter alterações no sistema nervoso pode ter uma crise de falta de ar quando o avião estiver nas alturas. As substâncias desses medicamentos reduzem os movimentos respiratórios e pode causar ainda sonolência, perda momentânea da consciência ou pequenos surtos de agressividade.

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