Wllysses D’ávila
Os homens, quem diria, estão quebrando tabus e procurando cada vez mais as clinicas de tratamento estético, salões de beleza, academias de ginástica e consultórios de cirurgia plástica, espaços que até pouco tempo eram exclusivamente femininos. Vaidosos, não se contentam mais em cortar o cabelo ou fazer a barba. Hoje em dia, os cuidados com a beleza vão muito além e já fazem parte da vida do homem moderno. Alguns deles, quem diria, já não dispensam o uso de filtro solar e passaram também a se depilar (principalmente o peito), a fazer as unhas, as sobrancelhas e até luzes no cabelo para atender ao padrão de físico perfeito criado pela sociedade.
Músculos e pele macia
O gerente de restaurante, Leonardo Aguiar, de 28 anos é a perfeita tradução do novo homem. Ele se considera vaidoso por estar sempre querendo melhorar a própria imagem. Cortar cabelo, fazer as sobrancelhas, as unhas e limpeza de pele fazem parte de sua rotina. Junte-se a isso o hábito de malhar e está aí a receita de um homem que se assume como vaidoso.
Leonardo entrega que se beneficia do fato de sua mãe e tia serem proprietárias de um salão de estética e acredita que esses cuidados fazem toda a diferença em sua vida profissional. Reconhece que há algum tempo até alguns amigos estranhavam tanta preocupação com a beleza, mas hoje em dia já estão aprovando e até aderindo a esses hábitos.
“Eu tenho minha necessaire e minha namorada a dela, a gente sempre empresta nossas coisas um para o outro”, brinca. A rotina do gerente inclui exfoliante durante o banho, hidratante para pele e visitas constantes ao salão. “Os homens estão se cuidando para se apresentarem bem diante da sociedade e das mulheres” afirma Leonardo.
Ubiratan Albertine, de 25 anos, professor de educação física e personal trainer, diz que não escolheu a profissão por estética, mas sim por gostar de esporte. Ele já foi atleta de futebol e ginástica olímpica, mas com o passar do tempo está cada vez mais voltado para a estética, até porque começou a trabalhar também como modelo.
Atento às campanhas e desfiles, Bira tem se empenhado em ficar com o corpo mais definido, e para tanto, tem cuidado bastante da alimentação. Buscando um rendimento melhor nas academias, adotou, inclusive, suplementos alimentares. Ele se considera vaidoso, apesar de não ter adotado ainda outros cuidados que os homens vaidosos já incorporaram à sua rotina, como a depilação, por exemplo. “No máximo raspo os pelos do tórax para fazer uma foto”, diz.
Procura por cirurgias plásticas já se igualou a das mulheres
Procura por cirurgias plásticas
já se igualou a
das mulheres
“O homem, diferente das mulheres, quando vai ao consultório de cirurgia plástica já está decidido a operar, mas é tão exigente quanto elas no que quer”, diz o cirurgião plástico Richard Robadey. Ele explica que o brasileiro reúne características de grande sensualidade, devido à mistura de raças, o que pode ser percebido até mesmo na forma de se vestir.
Richard afirma que a procura masculina por cirurgias plásticas não chega a ser nenhuma novidade, mas vem aumentando muito e passou a ser mais assumida. Por isso mesmo, nem escondem mais que fizeram ou querem fazer uma plástica. Segundo Robadey, os homens ainda são minoria em seu consultório, mas a demanda vem crescendo de uma maneira surpreeendente.
As cirurgias mais procuradas pelo público masculino são a lipoaspiração, o rejuvenescimento facial e o implante de cabelos. Para Robadey, o número de cirurgias plásticas no Brasil é tão elevado devido ao culto à sensualidade e também ao nosso clima tropical que acaba levando ao uso de pouca roupa. Com isso, os brasileiros (e não só as brasileiras) também estão procurando se apresentar da melhor forma possível.
Ao contrário do que se pensa, o homem raramente procura uma plástica por influência da mulher. Geralmente, eles vão sozinhos ao consultório e sabem muito bem o que querem. Quanto às mulheres, aprovam os novos hábitos masculinos. A auxiliar de dentista Tâmara Rocha, de 20 anos, namora um homem vaidoso e diz não ter problema algum com isso. Ela acredita que todo mundo deve se cuidar até porque isso faz bem à autoestima. Para ela, a vaidade do homem é tão natural quanto a da mulher. Vai além e afirma que não namoraria um homem que não se cuidasse.
Para Tâmara, o cuidado com a alimentação e a aparência são essenciais. “Para o homem moderno, fazer as unhas e se depilar é tão natural quanto cortar o cabelo e cuidar da pele”, afirma.
Mercado se abre para os homens
De olho nesta parcela de consumidores que cresce cada vez mais, o mercado lança uma infinidade de produtos de beleza para homens. Perfumes, xampus, cremes anti-idade e até mesmo maquiagem para o público masculino já são facilmente encontradas nas principais lojas do mundo.
Os meios de comunicação também já se deram conta da demanda, como a internacional Man´s Health, que já chegou ao Brasil. Além disso, há diversos sites e blogs dedicados ao tema, como o barbaebotox.blogspot.com, inteiramente direcionado aos vaidosos ávidos por novidades.
Deixe o seu comentário