Matérias - 18 de abril

sexta-feira, 17 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A pouco conhecida Miconos

Mario de Moraes

Possivelmente nenhum dos meus leitores – a não ser os gregos ou descendentes destes, se eu os tiver – saberá onde fica a Ilha de Miconos. E, no entanto, ela é um local bastante cosmopolita, sendo o destino há décadas de turistas do jet set internacional. Milionários e pessoas famosas nela passam seus tempos de ócio. Uma boa quantidade desses turistas, não só gregos como de outras nacionalidades, possui luxuosas vivendas em Miconos para desfrutar as férias de verão. Artistas conhecidos e famosos podem ser vistos constantemente passeando pelas ruas de Miconos. Em geral são proprietários de belas casinhas brancas, tradicionais na localidade. Os turistas gostam de frequentar as tavernas locais, atraídos pelo seu ambiente acolhedor. E nela também são vistos por toda parte praticantes do windsurf e do nudismo, adotados em suas belas praias.

Miconos está localizada na província grega de Syros e tem uma área de 86 km2. O último censo registrou o número de seus habitantes: 12.691. Isso, é lógico, sem levar em conta os inúmeros turistas que vão até lá encantar-se com suas belezas. A ilha é formada por 10 cidades e vilas.

Miconos faz parte do arquipélago das Cidades, um grupo de ilhas do Mar Egeu. Com uma área de 86 km2 e uma elevação máxima de 364 m, a ilha é composta principalmente de rocha de granito e tem pouca água. Num levantamento realizado em 2002 constatou-se que ela abrigava na época 6200 habitantes. Miconos – também conhecida como Hora – é a maior cidade da ilha e está situada na costa oeste.

Achados arqueológicos indicaram que os jônios (Povos gregos que habitaram a Jônia) chegaram a Miconos no início do século XI a.C. Descobertas mais recentes revelaram a existência no local de tribos do período Neolítico. Na mitologia grega, foi em Miconos que aconteceu a batalha entre Zeus e os gigantes. Miconos tem origem no nome do filho do deus Apolo. Na antiguidade, graças a sua proximidade com a populosa ilha de Delos (dois quilômetros de distância) tornou-se importante fonte de suprimento e possivelmente um local de refúgio para os seus moradores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade