Gastronomia - 18 de abril

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 17 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

Quando soube que Ângela e sua filha Moema faziam doces e bolos fiquei logo com vontade de mostrar esta novidade aos leitores. Há muito tempo achava que havia poucas pessoas investindo nesta área em nossa cidade. Pois mãe e filha estão fazendo vários cursos de especialização e dando um show! São trufas, pão de mel, minibolos, bolos e bombons, todos feitos com muito carinho e criatividade. São tantos os pedidos que as duas estão se profissionalizando e com certeza o Doces Pietrobon entrará para o time de bons serviços da cidade. Ângela também é mãe de Mariana, produtora cultural de mão cheia, tanto que vem prestando um excelente trabalho à frente do espetáculo Os Saltimbancos, que recentemente encerrou a segunda temporada em Nova Friburgo. Muito sucesso para estas maravilhosas empresárias, que escolheram nossa cidade para desenvolver seus trabalhos. Vivas e mais vivas!

Dicionário

TARTUFO – Nome italiano da trufa; molusco que por sua forma é chamado tartufo di mare; bombons conhecidos por este nome, por sua semelhança de forma e cor com a trufa; sobremesa que consiste numa bola de sorvete inteiramente revestida de chocolate amargo em pó. Geralmente é servida com calda de chocolate quente. Seu nome é também uma analogia com a trufa.

TRUFA DE CHOCOLATE – Confecção rica, é uma mistura de chocolate, manteiga ou creme, açúcar e um aromatizante com licor, especiarias, baunilha, café ou ainda nozes. Depois da mistura esfriar é enrolada como uma pequena bola e recoberta com diversas coberturas, como cacau em pó (a cobertura clássica), raspas de chocolate ou açúcar. Algumas trufas são mergulhadas em chocolate derretido, branco ou negro, que forma uma capa dura depois de frio. Recebeu este nome por seu formato e cor lembrarem o fungo famoso.

TRUFA – Tipo de cogumelo subterrâneo, comestível, do tamanho de uma maçã, de excelente sabor e aroma. Cresce a 30cm da superfície, junto às raízes de árvores, principalmente do carvalho, mas também da castanheira, da aveleira e da faia. É encontrado na França, na região do Périgord, na Itália, nas regiões de Alba e do Piemonte e, ainda, no norte da África. Durante o outono as trufas são localizadas com a ajuda do faro de cães e porcos, treinados especialmente para isso. Depois de localizadas e retiradas do solo, são limpas da terra pelo trufficulteur, com cuidado para evitar o toque direto dos dedos, o que faria com que apodrecessem. Se a trufa ainda não está madura, é cuidadosamente enterrada novamente, para posterior utilização. É este método lento e trabalhoso que torna as trufas tão caras. A trufa tem uma aparência estranha, arredondada e irregular, com uma pele grossa e áspera, com cor variando do negro ao branco. Das quase 70 variedades conhecidas, as melhores trufas, excelência em sabor e aroma, são as negras do Périgord, também chamadas de diamantes negros. Sua carne é pungente e negra, na verdade marrom muito escuro estriada de branco. Vêm em seguida, consideradas não tão saborosas, mas mesmo assim magníficas, as brancas, do Piemonte. É um alimento muito raro e refinado e, por isso mesmo, muito caro. Infelizmente, ainda não foi descoberta uma maneira de cultivá-la. Devem ser empregadas rapidamente, não devendo ser guardadas, mesmo que sob refrigeração, por mais de três dias. As negras devem ter sua pele retirada, mas as brancas podem ser utilizadas com ela. As negras devem aromatizar omeletes, molhos e risotos. As brancas, pasta ou pratos de queijo. Ambas devem ser acrescentadas aos pratos apenas nos últimos instantes antes de servir, principalmente quando em fatias finíssimas. Nome cientifico: ‘Tuber melanosporum’; em espanhol, ‘trufa’; em francês, ‘trouffe’; em italiano, ‘tartuffo’; em inglês, ‘truffle’; em alemão, ‘trochenfleisch’.

Perfil

ANGELA PIETROBON DOCES PIETROBON

DOCES PIETROBON

NÃO COME: não como legumes, porém, como todos os verdes.

COME DE JOELHOS: pão com manteiga e café.

GOSTA DE COZINHAR? Gosto muito, desde sempre. Tudo que aprendi na arquitetura, na cerâmica, hoje uso para os doces e a confeitaria.

SOBREMESA: sobremesas cremosas, chocolates etc.

BEBIDA QUE APRECIA: vinhos.

BOTECO PREDILETO: todos os botecos da Lapa, no Rio.

RESTAURANTE PREDILETO: Viva Rô e o Crescente Gastronomia.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Firenze, na Itália. E amo Nova Friburgo!

SERRA OU MAR: os dois. A serra é o que curto no momento, mas nunca consegui me decidir.

JANTAR INESQUECÍVEL: numa cidadezinha da Itália, San Giovanni. Serviram-me uma pasta que veio junto com um parmegiana, que deu um prato fabuloso e inesquecível, sem eu esperar!

O QUE É SER BEM SERVIDO: um bom ambiente, uma boa companhia, uma comida simples e bem servida.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: a natureza, o cheiro de mato e as minhas lembranças de criança (as bandeiras, andar de bicicleta...).

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: a desorganização urbanística, a ocupação das encostas e o descaso do poder público em relação a essa falta de cuidados com a cidade.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Só depende de vontade política. São conceitos errados, enfoques, cronograma, calendários turísticos inexistentes. O turismo e a gastronomia têm que caminhar juntos, com bons festivais, boas oficinas e cursos. Nossa cidade tem produtos tão bons e de qualidade, como queijos, fondues, chocolates, trutas. Tudo depende realmente de vontade política.

Receitas

TRUFAS RÁPIDAS

Ingredientes: 200g de chocolate em barra, uma lata ou caixinha de leite condensado, duas colheres de chá de manteiga ou margarina, duas gemas, duas colheres de sopa de rum.

Para cobertura: 200g de chocolate ao leite em barras e ½ xícara de chá de chocolate em pó ou cacau.

Modo de preparo:1. Derreta o chocolate em banho-maria, sem deixar entrar água. Misture com o leite condensado, a margarina ou manteiga, as gemas e o rum e leve ao fogo para engrossar, até descolar do fundo da panela. Deixe esfriar, faça bolinhas e reserve. Preparo da cobertura: derreta o chocolate em banho-maria, passe as bolinhas pelo chocolate derretido e vá colocando em refratário forrado de papel manteiga. Deixe endurecer um pouco. Passe pelo chocolate em pó ou cacau.

Notas: Mesmo já tendo passado a Páscoa, uma receitinha de trufa é sempre bem-vinda. Esta é simples, fácil, porém, extremamente saborosa!

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade