Nutrição - 11 de abril

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 10 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

"Começando bem o dia!"

Evidências da importância do café da manhã para a saúde do corpo e da mente aparecem a cada dia. E não é de hoje que se ouve falar dos seus benefícios. Afinal, quem nunca recebeu um sermão dos pais e foi obrigado a tomar pelo menos uma xícara de leite antes de sair de casa? Ou testemunhou alguém dizer que a primeira refeição do dia é a mais importante? Ainda assim, muitos continuam sem entender por que comer ao acordar pode fazer tanta diferença.

Pesquisas comprovam que começar o dia em jejum obriga o organismo a economizar combustível. Resultado: o gasto calórico cai e fica mais difícil eliminar as gordurinhas. Já o hábito de tomar café acelera o metabolismo, ou seja, o organismo passa a queimar mais calorias. Além disso, quem come ao acordar tende a fazer melhores opções nutricionais ao longo do dia, pois evita os picos de fome. Aqueles que ficam em jejum acabam exagerando nas outras refeições e beliscando mais durante o dia. É que uma refeição saudável de manhã equilibra o organismo, limitando a nossa compulsão a alimentos ricos em açúcar e gordura.

Inclua sempre uma fonte de energia como cereais integrais (mix de cereais, aveia ou pão integral) e um pouco de mel ou açúcar mascavo (energia rápida); uma fonte de proteína que aumente os níveis de dopamina (responsável pelo humor e ânimo) como iogurtes, queijos brancos e leite, uma fonte de vitaminas e minerais como frutas frescas e tome muita água.

Vale combinar alimentos como leite com pães e uma fruta ou um iogurte com cereais, também acompanhado de uma fruta. O importante mesmo é somar carboidratos, gordura e proteínas com uma mesa repleta de alimentos saborosos e saudáveis.

Seja qual for a sua escolha, comece o dia de bem com a vida e coma alguma coisa. Em pouco tempo notará seu desempenho físico e mental cada vez melhor. Assim você passará a ser mais um defensor entusiasmado do café da manhã saudável.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade