Cuidando dos bichinhos - 4 de abril

Por Drª Flávia de Oliveira Herdy & Drª Henriette Bito Jordão
sexta-feira, 03 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

MANCHAS DE LÁGRIMAS

Um problema bastante comum em animais de pelagem clara, principalmente branca, são as manchas na face causadas pelas lágrimas. A EPÍFORA, assim chamada cientificamente, incomoda não somente criadores, como também muitos proprietários.

As lágrimas possuem um papel importante de lubrificação dos olhos e são drenadas pelo ducto lacrimal, que conduz o excesso de lágrimas dos olhos para dentro do focinho do animal. Quando essa drenagem se torna insuficiente, as lágrimas escorrem pela face, atingindo os pelos. Em contato com os pelos a lágrima sofre ação de bactérias e juntamente com o ph ácido resulta na alteração da coloração dos mesmos, que varia do vermelho até o marrom escuro, assim formando as famosas manchas dos olhos.

Existem várias causas para este problema, como quadros inflamatórios, corpos estranhos, tumores, deformações ou infecções das pálpebras. Muitos deles estão relacionados às características da raça. Em pulgs, buldogues, pequineses e persas as manchas se formam devido à posição dos olhos que se apresentam saltados para fora e comprimem o ducto lacrimal, prejudicando a drenagem das lágrimas.

Já em poodles e malteses a drenagem pode ser prejudicada pelo excesso de pelos, que causa infecção e aumenta a produção de lágrimas.

Apesar da mancha da lágrima não oferecer riscos à saúde do animal e ser, portanto, uma questão estética, há uma crescente demanda no sentido de solucionar esta questão pelo emprego de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos. Isto irá depender do que está causando este problema. Para isso é sempre importante escutar a opinião de um médico veterinário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade