De bem com o coração!
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. A mais comum delas é a doença das artérias coronárias (desenvolvimento de placas de gordura nas artérias do coração), a qual pode ocasionar infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e outras condições graves. Algumas condições fisiológicas, assim como um estilo de vida desregrado (fumar, consumo abusivo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, alimentação rica em gorduras e açúcares e pobre em fibras) e fatores hereditários podem colocar a pessoa sob um risco maior de uma doença cardiovascular.
Podemos e devemos tomar medidas para diminuir este risco. Uma alimentação saudável e equilibrada é determinante neste processo.
Alguns alimentos protegem o coração de diversas maneiras. Eles podem, por exemplo, diminuir a taxa do colesterol ruim, ou aumentar a taxa do colesterol bom. Conheça e inclua-os em sua dieta: aveia, azeite, maçã, frutas oleaginosas, peixe, soja e vinho.
A aveia é rica em beta glucana, uma fibra que remove o colesterol do organismo. A maçã é fonte da fibra pectina, que abraça o colesterol no intestino, eliminando-o nas fezes. O vinho e o suco de uva são abundantes em resveratrol, um poderoso nutracêutico controlador do colesterol.
Em relação ao peixe, e ao contrário das carnes onde se recomenda o consumo das magras, pode e deve comer dos dois tipos de peixe, gordo e magro. É que a gordura do peixe é muito saudável, rica em ácidos graxos polinsaturados da classe dos ômega-3, que têm um papel fundamental na saúde cardíaca e no controle de colesterol e triglicerídeos. Desta forma, recomenda-se a ingestão de peixes, em média, duas vezes por semana.
As fibras vêm apresentando um destaque significativo, sendo classificada como um excelente fator protetor contra doenças cardiovasculares. Aumente o consumo de pães, cereais e farinhas de grãos integrais. Consuma vegetais, especialmente leguminosas e frutas com casca, sementes e caroços comestíveis. Não se esqueça de aumentar também o consumo de líquidos durante o dia.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário