A maior riqueza deste belo planeta Terra é a água e, sem qualquer vestígio de dúvida, é o que permite a existência da vida humana. Este tão consumido líquido está presente em praticamente tudo, seja na produção de alimentos, tecidos, na construção civil e entre tantas outras finalidades. O organismo humano depende do H2O para se manter funcionando em perfeita harmonia, e sem isso inúmeros problemas podem ser ocasionados, até mesmo a morte. Por isso mesmo, a água é pauta valiosa nas discussões e estudos entre cientistas espalhados pelo mundo, que buscam por soluções para que o preciso líquido não venha a faltar.
Em Nova Friburgo, não é preciso ir muito longe para perceber o quanto a cidade foi abençoada por água abundante. Pontuado por diversas e belas cachoeiras, cada qual com sua peculiaridade, o município pode se orgulhar deste fato.
Entre tantas cachoeiras, uma das mais frequentadas e de beleza alucinante é a São José, localizada em Boa Esperança, a cerca de uma hora e meia do centro da cidade, próximo a São Pedro da Serra. Lá, uma grande queda permite um banho inesquecível e águas cristalinas escorrem com magnificência entre a paisagem esverdeada, descansando num formidável poço e seguindo tranquilas por um rio, até Lumiar.
Em outra direção, mas na mesma localidade, a cachoeira Indiana Jones é alvo dos que gostam de sentir na pele a adrenalina de uma intensa aventura, pois para alcançar sua queda é necessário escalar rochas e agarrar-se a cipós.
Já em Lumiar o grande encanto são os rios. Lá a natureza compartilha espaço com a tranquilidade e estilo bucólico, o que agrada a turistas de toda parte do mundo. O Encontro dos Rios é frequentemente visitado e possui um espaço propício para banhos, sendo muito disputado por aqueles que aproveitam suas fortes corredeiras, entre as muitas pedras, para a prática de esportes radicais, como o rafting. Também muito procurados são o Poço Feio e o Genine, ambos providos de extraordinário espetáculo visual.
Muitas cachoeiras são encontradas durante as seis horas, aproximadamente, da caminhada que liga Nova Friburgo a Cachoeiras de Macacu, pela antiga linha do trem. O acesso é iniciado em Theodoro, próximo à patrulha da Polícia Rodoviária. Na trilha o visitante encontra um percurso fabuloso, de imensuráveis belezas naturais.
No bairro Cascatinha, o banho nas águas límpidas do parque municipal é conquistado com alegria por muitos que preferem o lugar por possuir churrasqueiras, parque para as crianças, enfim, um local para reunir a família e os amigos nos fins de semana e feriados.
Também considerado um dos mais belos pontos turísticos da cidade, o Véu das Noivas, nas Furnas do Catete, a cerca de 40 minutos do Centro, atrai a atenção de quem passa pela RJ-116.
Em quase toda a cidade há possibilidades de se deparar com belíssimas cachoeiras e rios. E o verão é a melhor época para aproveitar o maior volume d’água, pois neste período do ano costuma chover muito na região. Seja qual for a estação, o visitante deve aproveitar as formosuras da região com cautela, guiado por quem já conhece os locais e tendo o cuidado de preservar sempre a natureza.
Aproveite essas dicas e usufrua das belezas que Nova Friburgo disponibiliza em seu majestoso quintal.
Deixe o seu comentário