Recado aos pais
NICE ANTONIETA SHULER (*)
Estamos vivendo num mundo de mudanças rápidas... Esta é a grande diferença quando dizemos: “No meu tempo era diferente”... É preciso refletir, pensar no nosso papel como pais, no mundo hoje. Qual o nosso compromisso com os nossos filhos? Uma resposta simples: fazê-los felizes. Por que temos este compromisso? Simples: eles não pediram para nascer. É fácil fazê-los felizes? Estamos vivendo num mundo onde reina muito o egoísmo. Onde a grande maioria pensa mais em si; onde, quando estou bem, os outros que se danem. E onde está o nosso espírito de fraternidade? A Igreja faz, anualmente, Campanha da Fraternidade e, quando se faz campanha de alguma coisa, é porque esta coisa está faltando. Este mundo está danado, falta muita coisa para se ajeitar: a verdade, a honestidade, humildade e, sobretudo, solidariedade. Cristo ensinou “Amai-vos”... Ensinou que devemos amar o nosso próximo. E quem é o próximo? Comecemos pelos nossos filhos. Precisamos amar nossos filhos. E é preciso que eles saibam disto. Como? Demonstrando com atitudes concretas. Interessando-nos por eles, acompanhando-os nos divertimentos, brincando, conversando (não só para dar ordens ou fazer cobranças). Um abraço, um beijo, um carinho sempre fazem muito bem. Se queremos um futuro digno para nossos filhos, temos que querer para todos também. Que o nosso amor criador começa em casa, mas não acabe aí. O amor que temos por estas criaturas que trouxemos ao mundo deve ser um modelo que se multiplique e não um campo fechado. E assim devemos incentivar nossos filhos à vida comunitária. O exemplo é fundamental. Pais que não se abrem para o próximo não poderão exigir dos filhos que o façam, é claro. Talvez por nossa omissão é que a imoralidade, o alcoolismo, o tóxico, a violência e tantos outros vícios estejam campeando, abertamente, na sociedade. Em geral, os pais muitas vezes pensam que, quando os filhos vão para a escola, a escola vai ser a melhor ou pior dependendo da participação dos pais. Os responsáveis pela educação do cidadão são os pais. Isto é, a família. Nós temos nossos filhos. Somos pais humanos – aqueles para quem o amor não se limita só a seus filhos, mas é capaz de se espalhar por toda a humanidade. Vamos, pois, dividir o nosso trabalho para multiplicar os benefícios.
(*) Escritora e membro da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias.
Leite de cabra pode se tornar importante aliado na redução do colesterol e diabetes
Empresa friburguense de laticínios
participa de pesquisa com a Embrapa
Henrique Amorim
Boa notícia para os diabéticos e quem tem índices alterados de colesterol. Uma substância de nome esquisito, o ácido linoleico conjugado (CLA), que é um ácido graxo produzido por ruminantes, como as cabras, pode ter seu teor aumentado e assim reduzir as taxas de glicose e gordura no sangue. Este benefício a grande parte da população que sofre com complicações oriundas do diabetes e do colesterol é a meta de um grupo de pesquisadores do núcleo de caprinos e ovinos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de Sobral, no Ceará. A estratégia já deixou os laboratórios e começou a ser testada graças a uma parceria com a indústria de laticínios a base do leite de cabra Caprilat, sediada em Nova Friburgo.
A marca é fabricada pela indústria CCA, fundada há 13 anos pelos irmãos Antônio Carlos e Paulo Roberto Celles Cordeiro, que comercializam seus produtos em mais de três mil pontos de venda no Brasil. A empresa se destaca por sua atuação em pesquisas científicas ligadas à utilização do leite de cabra na alimentação humana. A empresa agora atua no mercado também com o leite de vaca enriquecido sem gordura e açúcar da marca Milking, possibilitando uma alternativa de alto valor nutricional para diabéticos, anêmicos e obesos.
O leite de cabra processado pela indústria friburguense teve recentemente amostras coletadas para separação da gordura que entrará na composição de rações experimentais para ratos. O pesquisador da Embrapa cearense Marcos Bomfim explica que o trabalho começa com a mudança na dieta das cabras leiteiras que passarão a ser alimentadas com rações compostas por óleo de soja e forragem verde. A combinação é capaz de enriquecer o leite com nutrientes e moléculas com potencial funcional.
A segunda etapa do estudo consistirá na adoção da gordura do leite de cabra enriquecido com o CLA em camundongos com altos índices de glicose e colesterol na corrente sanguínea. A experiência será acompanhada por pesquisadores em nutrição humana das universidades federais de Pernambuco e Paraíba e a estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
Outros benefícios
do leite de cabra
Para as pessoas, principalmente crianças alérgicas às proteínas do leite de vaca, o leite de cabra pode ser melhor tolerado. Estudos recentes comprovam melhor bem-estar durante a digestão graças à proteína beta-lactoglobulina, que é mais resistente à proteína do leite. Outra vantagem do leite de cabra foi observada numa pesquisa recente promovida por oito universidades brasileiras, que apontou o leite de cabra em terceiro lugar entre os alimentos mais saudáveis, à frente da laranja, peixe, milho, banana, carne vermelha, couve, mandioca, pão e tomate, entre outros.
Os benefícios do leite de cabra na alimentação de crianças e adultos são inúmeros, principalmente para os avessos ao leite de soja ou aos alérgicos ao leite de vaca. Vale lembrar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de pelo menos dois copos de leite. Quem opta pelo leite de cabra sustenta o organismo com mais cálcio, sem contar a digestabilidade e tolerabilidade, que são superiores às do leite de vaca. O leite de cabra é ainda bem mais nutritivo e saboroso do que as bebidas de soja.
As qualidades principais do leite de cabra são a absorção pelo organismo com mais facilidade. Nas crianças causa menos alergia e por ser rico em cálcio é indicado na prevenção e no combate à osteoporose, aumentando as respostas imunológicas. O leite de cabra é capaz ainda de reduzir a massa gorda corporal, prevenir o aumento dos níveis de colesterol e até mesmo de alguns tipos de câncer.
Atualmente o leite de cabra é encontrado em pó com embalagens de 400 e 200 gramas, além de embalagens em latas, sachês e também em caixinhas longa vida nas versões integral e light. Todos são enriquecidos com ácido fólico (vitamina B9). Em alguns municípios brasileiros, como em Canindé do São Francisco, no interior de Sergipe, o leite de cabra já faz parte até da merenda escolar e, segundo nutricionistas, é ideal para as crianças, podendo até substituir o leite em pó.
Deixe o seu comentário