Palavreando - 10 de janeiro

Por Wanderson Nogueira
sexta-feira, 09 de janeiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Começar de novo

A vida é um eterno começar de novo. Termina-se uma tarefa para iniciar-se outra. Se não fosse assim, viver seria sem graça. Quando não há um objetivo, um sonho, uma meta, o tempo se torna longo demais, penoso, pesado. Por isso, quando se cumpre uma missão é preciso se dar outra e mais outra. E mesmo quando essa missão não tem o fim desejado é preciso começar outra, ou seja, alcançando-se o sucesso ou não é necessário começar de novo. Sempre. Continuadamente.

Aliás, o tempo é assim: quando o dia amanhece, segue sua trajetória até escurecer e finda a sua existência para começar outra vez. O dia é apenas uma partícula do tempo formada por outras pequenas partículas que são os minutos e as horas. E sete dias formam uma semana e quatro semanas formam um mês e doze meses formam um ano e dez anos formam uma década e assim por diante. Eis o ciclo da vida, um ciclo sem fim começando e recomeçando, ficando velho para ser novo.

O propósito do tempo é começar de novo. Pois, por mais que o tempo seja nobre, ele também precisa começar de novo e encontra esse sentido naturalmente, por isso que é professor.

Na sabedoria do tempo, a lição: é preciso dar sentido à existência. Não dá pra passar pela vida sem se dar a oportunidade de autoatribuir-se uma missão. A existência tem que ter uma razão e por essa e nessa razão surge a paixão. E movido por essa paixão se faz coisas grandes e pequenas, mas sempre grandiosas.

A paixão é o combustível essencial, transcendental, inquestionável, que diferencia e divide aqueles que têm sentido daqueles que não podem e nunca serão felizes. O sentido constrói tudo que se faz, se é e se quer ser. Mas ninguém proibiu ninguém de mudar de vez em quando e por isso é que é lei fundamental se dar o direito de começar de novo, quantas e inúmeras vezes for possível. Até mesmo começar de novo. Por que não nascer de novo?

Se começar é pra quem tem coragem, começar de novo é pra quem tem mais do que coragem.

A verdade é que todos podem ser felizes, mas todos também podem escolher não ser felizes. Ninguém é obrigado a nada e é um direito entregar-se a missões ou entregar-se ao ostracismo. Quem dera todos pudessem ter uma missão, um objetivo e começar, recomeçar e começar de novo. Quem disse que a vida sempre tem que dar certo? Quem garante que a vida é como matemática, em que sempre há um resultado no fim? A vida não é uma equação, nem é uma ciência exata. A vida é misteriosa, por isso mesmo fabulosa. O destino sempre será um estranho que se revela no depois, mas se o depois se prolonga, por que não estender a viagem? Agora se você quer entender a viagem, apenas viva!

A vida é um eterno começar de novo. Não finja que não me compreende. Se for confuso para você, eu simplifico. A vida é um eterno começar de novo. Levante a cabeça, abra os braços e coloque pra fora esse sorriso! Ande, dance, corra, não morra! Há quem viva morto, mas você não morreu. Você vive, porque você acredita e começa de novo sempre que é preciso. Há muitas missões pra se cumprir. Pequenas, grandes, cansativas... Há muitos dias pela frente, ainda há tempo. Não tema, trema, sofra. Some as horas e em cada minuto se dê o privilégio de começar de novo. Você é forte e capaz. Você tem vida e tem ar. Se procurar até asas pode achar para voar. Não importa se o ano está no início, no meio ou no fim. Não importa se o dia já raiou ou está pra anoitecer ou se encerrar. Qualquer hora, qualquer lugar é momento para começar de novo. Você é a circunstância para encontrar um motivo para de novo começar, para começar de novo!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade