GPH do Cônego: um lugar onde crianças, jovens e adultos têm muito o que fazer

Instituição inscreve para creche e apoio em horário diverso da escola
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
por Jornal A Voz da Serra
GPH do Cônego: um lugar onde crianças, jovens e adultos têm muito o que fazer
GPH do Cônego: um lugar onde crianças, jovens e adultos têm muito o que fazer

Grupo de Promoção Humana (GPH – Praça de Sant’Ana 85, Cônego) é uma organização não-governamental que tem de tudo um pouco e oferece uma gama de atividades para moradores de Nova Friburgo. É comum também pessoas de outras cidades terem participação ativa nos setores de esportes, como futebol de salão, vôlei, basquete e outras modalidades; assistência social, como o grupo da terceira idade e a creche, e os mais diversos atendimento ali prestados. A atual direção do GPH procura fazer uma administração auto-sustentável da instituição.

O GPH funciona como um grande centro comunitário. Há mais de 40 anos iniciou suas atividades prestando atendimento social a pessoas carentes. Com o passar do tempo e o aprimoramento de suas instalações, ampliou sua atuação. Como diz o presidente Hans Rompa, “é uma casa para atender a todas as necessidades da comunidade”. Não há nenhuma distinção no atendimento. Todas as pessoas são bem recebidas e são muitas as que participam das múltiplas atividades. Até os alunos da vizinha Escola Estadual Augusto Spinelli encontram no GPH o apoio de que precisam. São ações no campo social, cultural, educacional, sanitário, ecológico, esportivo e outros de interesse da comunidade. Tem como valores o respeito aos princípios éticos e morais cristãos, sem distinção de religião, classe social, gênero, raça, cor e ideologia político-partidária, não havendo discriminação de pessoas sob qualquer aspecto.

Para o presidente, o GPH é um processo contínuo de promover o homem – promoção humana – e merece atenção especial no momento a creche A Colméia, que tem atualmente 80 crianças e capacidade total para 120. A creche do GPH é dotada de instalações apropriadas para crianças de um ano e meio a 6 anos, como espaço físico condizente, refeitório, dormitório separado da sala, noções de informática, inglês, oficinas de culinária e tapeçaria, e alimentação completa (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar).

Pessoas físicas ou jurídicas e famílias podem apadrinhar uma criança da creche, total ou parcialmente, já que os pais podem não ter condições de pagar ou pagar uma parte. Aí entram os padrinhos, que cooperam com todo o pagamento ou parte dele. Há ainda convênios com empresas, como as confecções e comércio, para matrículas dos filhos dos funcionários. A pré-matrícula para 2009 para a creche A Colméia, do GPH, terá início na próxima segunda-feira, 20.

Já os adolescentes encontram no projeto Apoiar um reforço para suas atividades escolares e de cidadania. Visa absorver os alunos em horário diverso da escola, sempre acompanhados por professores. Além de reforço escolar, participam de oficinas de trabalhos manuais e inglês, praticam esportes e têm lanche. O projeto Apoiar funciona mediante uma pequena colaboração e também está com inscrições abertas.

ATIVIDADES ESPORTIVAS

O GPH está aberto a toda a comunidade para a prática das mais diversas atividades esportivas em seu ginásio coberto. Basta procurar a secretaria da instituição e começar a participar. Futebol de salão e vôlei têm uma colaboração simbólica, enquanto para as demais atividades há uma taxa de contribuição.

Também podem ser aprendidas e praticadas no GPH as modalidades de basquete, taekwondo, capoeira, dança infantil, jiu-jítsu e dança de salão. Há espaço ainda para informática e pintura em óleo sobre tela.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

No setor de assistência social o grande destaque é o grupo da terceira idade. São mais de 70 pessoas já inscritas e ainda há vagas. Para participar é muito fácil: basta contribuir com cinco reais mensais ou alimentos não perecíveis. O grupo se reúne às terças e sextas, das 14h às 16h30.

Como em outros lugares da cidade, o grupo da terceira idade do GPH é superanimado, participando de bailes, dança, terapia ocupacional, oficina de crochê e informática e de passeios. Através de integrantes da Associação Friburguense dos Deficientes Visuais (Afridev), o pessoal da terceira idade dispõe de massagens, atividade também aberta à comunidade.

Participantes do grupo da terceira idade e outros interessados têm também como opção a terapia comunitária, às terças-feiras, às 10h, com acompanhamento de psicólogos: as pessoas expõem seus problemas, sejam quais forem, e as soluções são partilhadas. Este setor também inclui atendimento médico a preços simbólicos. Para tanto, o GPH conta com a colaboração dos profissionais de fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, acupuntura, nutrição, odontologia e terapia de pilates. Devem ser agendados na secretaria. Ainda podem ser aproveitados o Grupo Bromélias, de senhoras que transformam doações em novos objetos; projeto Aprender Fazendo, de meninas e meninos de 10 a 14 anos, em diversas oficinas; jornal Passo a Passo e biblioteca.

Doações são bem-vindas, como roupas, calçados, brinquedos, roupa de cama, mesa e banho. Também podem ser doados alimentos não perecíveis, para as cestas que são distribuídas às famílias que comprovadamente necessitam. Toda doação é encaminhada ao Departamento de Serviço Social do GPH. A instituição mantém a conta corrente 03074-0, agência 6025, do Banco Itaú.

Quem faz algum trabalho social pode comparecer ao Serviço Social do GPH entre 8h e 12h, de segunda a sexta-feira, a fim de fazer sua inscrição, pois em novembro será realizada uma grande exposição dos produtos. O slogan utilizado para incentivar as pessoas a se envolverem na exposição é Não esconda o artista que você é.

No GPH também funciona uma feira orgânica aos sábados, das 7h às 12h, com produtos orgânicos direto dos produtores aos consumidores.

UMA INSTITUIÇÃO AUTO-SUSTENTÁVEL

O presidente Hans Rompa salienta que o GPH procura se auto-sustentar. Todas as atividades têm preços baixos, simbólicos mesmo. E assim cobrem-se as despesas, como água, luz, telefone, pessoal e a manutenção física do imóvel, entre outras. O ginásio coberto, importante espaço da instituição, é alugado para festas e eventos, como aniversários, casamentos, simpósios, seminários, exposições.

A instituição tem um convênio com a municipalidade, recebendo uma pequena verba, que não cobre as despesas. Daí a necessidade da contribuição dos interessados nas atividades.

Mais informações sobre as atividades do GPH do Cônego pelo telefone 2522-9414.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade