perfil
ROGÉRIO CABRAL
DEPUTADO ESTADUAL
NÃO COME: Difícil dizer. Até hoje não vi nada que eu não comesse. Aprendi com o tempo a comer jiló e quiabo.
COME DE JOELHOS: Um bom churrasco de carneiro.
GOSTA DE COZINHAR: Não. Só faço um maravilhoso churrasco! E gosto de inventar algumas coisas.
SOBREMESA: Pudim e doces de frutas naturais.
BEBIDA QUE APRECIA: Cerveja.
BOTECO PREDILETO: Não sou muito de freqüentar botecos.
RESTAURANTE PREDILETO: Oca Maloca.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Nova Friburgo.
JANTAR INESQUECÍVEL: Quando comemorei meus 23 anos de casamento, com minha esposa Janete.
O QUE É SER BEM SERVIDO: É chegar ao local e ser bem recebido, conhecer o dono do local, ser tratado pelo nome. Um atendimento personalizado.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O povo, o clima e as belezas turísticas de nossa cidade.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: O aumento da violência; o trânsito e a poluição; e a falta de carinho com o nosso Rio Bengalas.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Precisamos melhorar alguns pontos, como projetos para o turismo, festivais gastronômicos, como o da truta, pessoas melhor qualificadas, com escolas como o CVT e Cefet. Tudo isso está interligado para uma cidade melhor, para atender ao turista e a nossa população.
minutas
Foi com grande admiração que entrevistei o deputado Rogério Cabral. Acompanho sua trajetória na política e sempre admirei muito seu comportamento. O deputado vem desenvolvendo um trabalho lento, porém, consistente. Os eleitores sempre esperam um resultado imediato, esquecendo que muitas vezes é preciso tempo para atender às necessidades de uma região, que há muito sentia falta de deputados trabalhando pelo coletivo e trazendo maiores divisas para a região. Rogério já foi produtor rural, vereador, presidente da Câmara, secretário de Agricultura e agora é deputado. Nascido em São Lourenço, 3° distrito de Nova Friburgo, onde começou sua vida pública aos 28 anos. Entre os projetos do nosso deputado está a criação de um trem ligando Nova Friburgo a Cachoeiras de Macacu, atravessando o Parque Estadual dos Três Picos, tendo a oportunidade de desenvolver um belíssimo roteiro turístico. Parabéns ao deputado, parabéns a Nova Friburgo, que percebeu a importância de bons deputados para nossa cidade e região!
dicionário
CARNE DE CARNEIROÉ saborosa, adocicada, de consistência firme e gordurosa, mais indicada para ser assada, grelhada, cozida ou ensopada. O cordeiro é o carneiro jovem, com até oito meses, em período de aleitamento ou recém-desmamado. A carne do carneiro é mais rija, bem avermelhada e com mais gordura que a do cordeiro. Cozida por longo tempo na forma de ensopado, entretanto, ela fica macia e saborosa. A carne do cordeiro tem cor rosa-avermelhada, textura lisa, consistência firme e pouca gordura. Tanto um quanto o outro são vendidos inteiros, em metades ou em partes, como o boi, com diversos cortes. Seus acompanhamentos tradicionais são molho de hortelã, geléia de groselha vermelha e molho de carne apurado. Hortelã, alecrim, manjerona, erva-doce e estragão são as ervas que mais combinam com esta carne. Algumas frutas, como pêssego, maças e laranjas, também são empregadas tanto para o recheio como para o molho. Migalhas de pão, arroz cozido e lingüiça são ingredientes muito usados para recheio de carne de cordeiro.
receitas
PERNIL DE CARNEIRO ASSADO
Ingredientes: Um pernil de carneiro de cerca de 2kg, uma colher de sopa de mostarda, sal e pimenta-do-reino branca, 1kg de batata pequena, descascada, ½ xícara de chá de conhaque (opcional), ½ xícara de chá de geléia ácida (laranja, damasco etc.) e duas colheres de sopa de maisena.
Modo de preparo: Pré-aqueça o forno em temperatura baixa (170°C). Lave o pernil e enxugue com um guardanapo. Misture a mostarda com sal e pimenta-do-reino e esfregue no pernil. Perfure com um garfo em alguns lugares para que o tempero penetre bem. Coloque p pernil sobre uma grade apoiada numa assadeira e leve ao forno já quente. Deixe assar até que a carne comece a dourar. Coloque as batatas sobre a grade. De vez em quando, regue-as com caldo do cozimento que cai da assadeira. Passe o pernil e a batata, já assados, para uma travessa e mantenha no forno desligado, ainda quente. Despeje o caldo do cozimento numa panelinha e espere esfriar um pouco para que a gordura se separe. Elimine a gordura. Adicione o conhaque (se for usá-lo) e a geléia e aqueça em fogo baixo, mexendo até diluir a geléia. Dissolva a maisena em água fria e acrescente à panelinha. Mexa até ferver e engrossar. Coloque o molho numa molheira e sirva-o com pernil.
Rendimento: 4 porções.
Notas: Esta receita é muito saborosa, principalmente para quem gosta de carne de carneiro, como nosso deputado Rogério Cabral. Vocês podem servir numa mesa informalmente, acompanhado de pães, saladinhas, puro ou até mesmo com um bom arroz branco. Numa mesa de sítio ou fazenda tal despojamento é muito legal. Aproveite!
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário