NÃO COME: Como de tudo.
COME DE JOELHOS: Adoro um pãozinho com manteiga.
GOSTA DE COZINHAR: Adoro. Tenho feito muita pizza boa e faço um filé com molho de gorgonzola acompanhado de penne que fica divino!
SOBREMESA: Chocolate.
BEBIDA QUE APRECIA: Vinhos, gosto de todos.
BOTECO PREDILETO: A sala da minha casa.
RESTAURANTE PREDILETO: O Crescente Gastronomia.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Orlando (EUA).
JANTAR INESQUECÍVEL: Os jantares que faço para minha esposa. São sempre inesquecíveis!
O QUE É SER BEM SERVIDO: Respeito.
O QUE É SERVIR BEM: Respeito ao próximo.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O Cão Sentado, o Pico do Caledônia e o Parque São Clemente, no Nova Friburgo Country Clube.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: As enchentes, a falta de auto-estima do povo friburguense e a sujeira (nossa cidade ainda é muito suja). E não cabe só ao poder público, as pessoas têm que colaborar também.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Melhorando o turismo, melhora tudo!
minutas
O amigo Júnior, da Padaria Ouro Preto, é um desses caras que gostam da cidade. Ele vem tentando desenvolver um bom trabalho – incentivando eventos, a cultura e a gastronomia – e ainda batendo um bolão na área dos vinhos. O Clube do Vinho, reunião semanal dos adeptos da boa bebida, vem cada vez mais mostrando que nossa cidade gosta de coisa boa. Para quem gosta de um bom vinho, vale a pena uma visita à padaria. Lá encontramos excelentes rótulos e com preços bastante acessíveis. E, é claro, um local bem montado e com tudo que precisamos para uma boa mesa. Parabéns ao jovem empresário e que continue trabalhando por uma cidade melhor!
dicionário
CAPPONATA
Prato muito característico da ilha da Sicília, é um preparado à base de berinjelas em cubo, abobrinhas em rodelas, pimentões em fatias e cebolas em oitavos, cozidos e amaciados em vinagre fervente com açúcar. Depois de macios os legumes são escorridos e a eles são misturadas azeitonas, nozes e alcaparras. Deve ser servido frio. No momento de servir o prato é temperado com orégano, azeite e enfeitado com gomos de laranja. Também se podem acrescentar, no fim do cozimento, alguns tomates sem sementes, cortados em oitavos. Deve ser acompanhado de pão levemente frito em azeite. Este prato originou-se possivelmente no Oriente, onde a berinjela já era cultivada há quatro mil anos. Foi trazida para a Europa pelos navegantes mouros, no século 18, justamente através da Sicília.
2. Totalmente diferente da versão siciliana, na ilha da Sardenha este prato é feito com pão endurecido, embebido em água e vinagre, sobre o qual se colocam atum e tomate em pedaços, regados com azeite de oliva. Depois é levado ao forno e servido quente.
receitas
ANTEPASTO DE BERINJELA
Ingredientes:
Cinco berinjelas médias, três pimentões vermelhos, três pimentões verdes, quatro cebolas, duas xícaras de azeite, duas colheres (sopa) de orégano, duas colheres de (sopa) de sal e uma xícara de vinagre.
Modo de preparo:
1. Corte todos os ingredientes em tiras bem finas. Ponha em uma tigela grande e junte o azeite, o orégano, o sal e o vinagre. Misture bem, cubra com papel filme plástico e deixe descansar por duas horas.
2. Aqueça o forno em temperatura média. Transfira o antepasto para uma assadeira e leve ao forno por duas horas, mexendo às vezes ou até a berinjela ficar bem macia. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva com pão italiano.
Rendimento: 20 porções.
Notas: Pode-se preparar esta receita com até dois dias de antecedência. Deixe-a guardada na geladeira, coberta com filme plástico, para apurar o sabor. Estou colocando esta receita a pedidos. Ela realmente é uma excelente pedida para um bom papo entre amigos. Experimente!
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário