MORREU O GRANDE FERNANDO TORRES
Morreu no último dia 4 (1927/2008) o grande ator, diretor e produtor FERNANDO TORRES, lembrado, especialmente nos últimos tempos, como “o marido de FERNANDA MONTENEGRO”. Fernando brilhou em espetáculos como “O interrogatório”, “Seria cômico...se não fosse sério” e “É...”, em filmes como “A Ostra e o vento” e “Os inconfidentes”; e em novelas como “Baila comigo” e “Zazá”. Fernando teve dois filhos com Fernanda: o cineasta CLAUDIO TORRES e a atriz FERNANDA TORRES.
Nos conhecemos há muito anos, mas nosso encontro profissional só veio a acontecer em 1997, em “Zazá”, da qual eu era produtor e também ator. Estava organizando uma viagem para Paris, a fim de gravar cenas da novela, quando o telefone tocou. Era Fernanda Montenegro:
- Seu Madureira (é assim que ela me chama).
- Pois não, dona Fernanda.
- Posso levar o Fernando?
- Pode, claro!
- Você consegue a passagem?
- Dona Fernanda, não dá para conseguir a passagem, mas a hospedagem dá. A senhora vai ficar num quarto para casal, eventuais extras eu pago.
Nesta novela eu gravaria minha primeira cena num bistrô de Paris e estava muito nervoso. Temia errar o texto, afinal, estaria contracenando com FERNANDONA (como também é chamada). Se errasse com MARCELO NOVAES ou LETÍCIA SPILLER, com os quais eu também contracenaria, tudo bem, mas errar com dona Fernanda...
Chegamos a Paris e imediatamente comecei a pagar as diárias da equipe: $ 1. 200 mil. Tudo pago, percebi que faltava a minha diária. Achei que teria perdido, ou então a Globo teria errado nas contas. Dei um pulo: havia pago uma diária para o Fernando Torres (que, evidentemente, não tinha direito, já que era acompanhante de dona Fernanda). E agora, como fazer? Como falar para dona Fernanda que tinha feito o pagamento indevido? Dona Fernanda é, assim, uma pessoa, como dizer... muito econômica.
Fui para o quarto pensando nos dólares e especialmente na cena que gravaria no dia seguinte pela manhã. Não consegui dormir e na madrugada fui para o bar do hotel. E lá estava o dócil FERNANDO TORRES, bebendo conhaque. Apanhei o copo dele para um gole.
– No meu copo, não! Peça o seu!
Não era questão de higiene, mas, sim, para não perder um único gole daquele néctar dos deuses. Resolvi não beber e voltar para o quarto. Algumas horas depois estava no bistrô ensaiando a tal cena. Depois de vários ensaios, o diretor JORGE FERNANDO disse: “Vamos gravar”. Para meu alívio, gravamos de primeira, mas, para meu desespero, não valeu, porque vazou um refletor. Após seis tentativas, deu tudo certo. Brinquei: “Dona Fernanda, agora que a senhora contracenou com Sergio Madureira, vai ganhar o Oscar”.
Tempos depois ela enviou um telegrama: “Seu Madureira, estou indicada para o Oscar” (foi com “Central do Brasil”).
Mas a questão não é a cena, e sim, os dólares. Com muito jeitinho, conversei com dona Fernanda, que tentava provar por A mais B que Fernando tinha, sim, direito à diária, fazia parte da novela e diversos eteceteras e tais.
Para encurtar, foi no bar do bistrô que, depois de dividirmos alguns goles de conhaque no mesmo copo, Fernando entendeu que não tinha mesmo direito à diária e devolveu os $ 1.200.
CAETANO VELOSO telefonou para ROBERTO CARLOS propondo um show da dupla no Farol da Barra, em Salvador. O Rei, após a velha e boa gargalhada, mandou: “Caê, vamos pensar... Vamos pensar em dois, um na Bahia e outro na Praia de Copacabana. Certamente vai rolar”.
Quanto tempo vai durar o casamento de DADO DOLABELLA com LUANA PIOVANI? DAVID MASSENA, especialista em crônica social, responde.
A Globo lançará um grande projeto sobre a Amazônia, envolvendo reportagens especiais nos telejornais e a estréia do Portal Amazônia (www.globoamazonia. com). O internauta poderá descobrir num mapa interativo (atualização em tempo real e englobando a Amazônia legal) onde há queimadas e/ou desmatamentos recentes e já denunciados. Os internautas poderão ainda formar comunidades, ter um ranking dos usuários mais ativos nas denúncias, discutir a tomada de providências etc. Tudo acontecerá dentro do Orkut.
Quando SILVIO SANTOS comprou “Pantanal”, planejou obter uma média de cinco pontos no Ibope. Mas a novela escrita por BENEDITO RUY BARBOSA já atingiu 20, o que motivou o dono do SBT a pensar em outras produções. Para tanto, comprou todas as obras de JANETE CLAIR escritas para a rádio e as exibidas pela extinta TV Tupi. RENATA DIAS GOMES, neta de Dias e Janete, foi convidada por Silvo para adaptar as novelas da avó. Renata tem 24 anos e é vista como um grande talento. Ela trabalha na Record e já teve convite de GLÓRIA PEREZ para ser sua colaboradora. GLÓRIA PEREZ, depois de anos de muita luta, escrevendo, inclusive, fotonovelas, teve sua primeira grande oportunidade justamente como colaboradora de JANETE CLAIR, na novela “EU PROMETO”.
Deixe o seu comentário