Febre Maculosa é uma doença aguda, de gravidade variável, causada por uma bactéria chamada Rickettsia rickettsii. É considerada uma zoonose, ou seja, uma doença que ataca homens e animais (entre eles, o cão) e pode levar seres humanos e animais à morte. Esta doença recebe em outros países o nome de tifo de carrapato, Rocky Mountain spotted fever (EUA), fiebre de Tobia (Colômbia) e fiebre manchada (México).
A Rickettsia rickettsii é uma bactéria que sobrevive basicamente dentro das células dos carrapatos, sendo este seu vetor de transmissão. Os carrapatos vetores conhecidos no Brasil são das espécies Amblyomma aureolatum, que é conhecido como o carrapato-amarelo-do-cão, e o Amblyomma cajennense, conhecido como carrapato-estrela, carrapato-de-cavalo ou rodoleiro. Ele infesta animais domésticos como as galinhas, cavalos, bois, cachorros e porcos e também animais selvagens como os gambás, as capivaras, cachorros-do-mato, coelhos, tatus e cobras.
A Febre Maculosa é transmitida pelo carrapato infectado. Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado no hospedeiro. Após a picada, existe um período de incubação da doença, que pode durar de dois a 14 dias.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os carrapatinhos ou micuins são as larvas do mesmo carrapato-estrela, assim como as ninfas vermelhinhas (formas intermediárias), e estes são os mais perigosos, pois são os mais jovens e de menor tamanho, sendo mais difíceis de serem vistos. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.
No homem a doença começa subitamente com a presença de febre alta, dores de cabeça e dores musculares. Geralmente no quarto dia, surgem manchas róseas nas extremidades, em torno do punho e do tornozelo, tronco, face, pescoço, palmas das mãos e solas dos pés. Alguns casos podem ser extremamente graves, ocorrendo necrose (morte) de tecidos. Nota-se inchaço das pálpebras e rosto, bem como das pernas, que apresentam aparência brilhante. Tosse e queda de pressão são freqüentes. Nos animais as manifestações são muito semelhantes, apresentando febre, anorexia dor ocular, inchaço e problemas neurológicos.
A febre maculosa brasileira tem cura desde que o tratamento com antibióticos seja introduzido nos primeiros dois ou três dias. O atraso no diagnóstico e, conseqüentemente, no início do tratamento pode provocar complicações graves, como o comprometimento do sistema nervoso central, dos rins e pulmões, das lesões vasculares e levar ao óbito.
Um dos problemas mais graves no seu diagnóstico está na semelhança dos seus sintomas iniciais (febre, dor de cabeça, etc.) com os de outras doenças mais comuns, como a gripe. Isso faz que as pessoas muitas vezes não procurem o tratamento adequado no início do processo e a doença evolua para um quadro mais grave.
Sabemos que é impossível exterminar definitivamente os carrapatos visto que eles podem ser trazidos por roedores e aves e ter um ciclo muito longo. Diante disto, o mais importante é a prevenção desta doença através do controle dos carrapatos nos animais domésticos, assim como cuidados ao freqüentar áreas onde possa haver infestação por carrapatos (matas, fazendas e cavalgadas).
Deixe o seu comentário