O vinho é uma bebida apreciada desde antes do nascimento de Cristo por várias civilizações antigas. Sempre esteve presente em grandes banquetes, ocasiões festivas, caracterizando as festas e as relações de boa convivência.
É expressivo o número de evidências acerca das propriedades benéficas do vinho tinto para a saúde humana, particularmente para o sistema cardiovascular. Estudos recentes comprovaram que substâncias presentes no vinho, os compostos fenólicos, possuem atividade antioxidante, inibindo a oxidação do LDL-colesterol (o colesterol ruim), e, portanto, inibindo o desenvolvimento de aterosclerose, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV).
Além da ação antioxidante, mecanismos antiplaquetários, antiinflamatórios e vasodilatadores também foram atribuídos aos compostos fenólicos do vinho. Os vinhos tintos oferecem maiores benefícios do que os rosados e brancos em função do teor de compostos fenólicos. Outro ingrediente presente no vinho – o etanol – reforça a proteção cardiovascular. Segundo estudos, o etanol eleva os níveis sangüíneos de HDL-colesterol (o colesterol bom).
Entretanto, por ser uma bebida alcoólica, é importante ressaltar que o vinho deve ser consumido com moderação, pois pode ocorrer efeito contrário, ou seja, favorecimento das doenças cardiovasculares, pois está associado a fatores de risco como obesidade, colesterol alto, hipertensão, como qualquer bebida alcoólica. Assim sendo, o uso indiscriminado de bebidas alcoólicas, inclusive de vinho, é desaconselhado. Apesar de não existir consenso sobre a definição de “consumo moderado” de álcool, pode-se considerar a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), de até 30g de álcool/dia. Assim, pode-se dizer que o consumo de 300ml de vinho tinto (1 taça/dia) oferece proteção ao sistema cardiovascular por meio de diversos mecanismos fisiológicos.
Obviamente que, mesmo com algumas evidências dos efeitos benéficos do vinho tinto, seu consumo sozinho não irá inibir o desenvolvimento das doenças cardiovasculares e, por isso, é importante ter hábitos saudáveis. O vinho é delicioso e faz bem, e fica melhor ainda quando acompanhado de bom senso.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário