TOC: transtorno mental pode destruir a vida

sexta-feira, 18 de julho de 2008
por Jornal A Voz da Serra

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), transtorno mental incluído pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Psiquiátrica Americana (DSM-IV) entre os chamados transtornos de ansiedade, manifesta-se sob a forma de alterações do comportamento (rituais ou compulsões e repetições), de pensamento (obsessões como dúvidas e preocupações excessivas) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa e depressão).

Sua característica principal é a presença de obsessões: pensamentos, imagens ou impulsos que invadem a mente de forma contínua. Entre as obsessões mais comuns estão preocupação excessiva com limpeza (obsessão) e lavagens repetidas das mãos (compulsão).

Provavelmente, o leitor já ouviu falar ou leu que lavar as mãos seguidamente, revisar várias vezes as portas, janelas ou o gás antes de deitar, evitar segurar em corrimãos de ônibus, evitar usar toalhas de mão utilizadas pelos demais membros da família, não tocar com a mão o trinco da porta de um banheiro público, ter medo de passar perto de cemitérios ou entrar em funerária, assim como outros comportamentos semelhantes, podem, na verdade, constituir sintomas do chamado TOC.

Medos e preocupações fazem parte do dia-a-dia e aprendemos a conviver com eles tomando certos cuidados, como fechando as portas da casa antes de dormir, lavando as mãos antes das refeições ou depois de usar o banheiro, desligando o celular antes da sessão de cinema ou verificando periodicamente o saldo da conta bancária. Estes mesmos comportamentos e preocupações, entretanto, podem se tornar claramente excessivos quando repetidos inúmeras vezes num curto espaço de tempo e quando acompanhados de grande aflição. É comum ainda, pelo tempo que tomam, que comprometam a rotina e o desempenho no trabalho. Isso configura o que, de forma convencional, chama-se de obsessões ou compulsões, sintomas característicos do TOC.

Quem apresenta um dos sintomas apresentados nos quadros desta matéria deve procurar ajuda médica, de preferência de um especialista na função, pois o TOC não só prejudica a própria pessoa, como também o ambiente em que vive, atrapalhando, inclusive, o relacionamento entre as pessoas de uma mesma casa, no trabalho, no ambiente social e de lazer.

O TOC, que a princípio pode se parecer com uma simples mania, é uma doença grave, que pode causar tragédias se não cuidada a tempo.

COMPULSÕES MAIS COMUNS

1- de limpeza

2- verificações ou controle de algo de modo insistente

3- repetições ou confirmações de algo

4- contagens

5- ordem, simetria, seqüência ou alinhamento

6- acumular, guardar ou colecionar coisas inúteis, poupar ou economizar em demasia

7- compulsões mentais: rezar, repetir palavras, frases, números

8- compulsões diversas: de tocar, bater de leve, de confessar, de estalar os dedos

AS OBSESSÕES MAIS

COMUNS ENVOLVEM:

1- Preocupação excessiva com sujeira, germes ou contaminação

2- Dúvidas persistentes sobre algo

3- Preocupação com simetria, exatidão, ordem, seqüência ou alinhamento

4- Pensamentos, imagens ou impulsos de ferir, insultar ou agredir pessoas

5- Pensamentos, cenas ou impulsos indesejáveis e impróprios relacionados a sexo, comportamento sexual violento, abuso sexual de crianças, obscenidades etc.

6- Preocupação em armazenar, poupar, guardar coisas inúteis ou economizar

7- Preocupações excessivas com doenças ou com o corpo

8- Religiosidade com pensamentos exacerbados de pecado, culpa, escrupulosidade, sacrilégios ou blasfêmias

9- Pensamentos supersticiosos: preocupação com números especiais, cores de roupa, datas e horários

10- Palavras, nomes, cenas ou músicas intrusivas e indesejáveis

COMPULSÕES MENTAIS

1- Repetir palavras ou frases específicas

2- Rezar

3- Relembrar certas cenas ou imagens

4- Contar ou repetir números

5- Fazer listas

6- Marcar datas

7- Tentar afastar pensamentos indesejáveis, substituindo-os por pensamentos contrários

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade