Sílvia Salgado sempre gostou de comer. Mas, apesar de “boa de garfo”, a intérprete da dondoca Daisy, de “Malhação”, nunca levou muito jeito para cozinhar. De dois anos para cá, contudo, quando começou a namorar o médico paulistano Sérgio, sua condição de “avessa à cozinha” mudou. “Como ele cozinha muito bem, passou a me estimular a aprender”, confessa. O namoro não só fez com que Sílvia se interessasse mais pelo universo gastronômico, como a tornou uma “expert” no preparo de pratos simples e sofisticados. O preferido da atriz é o papillote de peixe, acompanhado de ratatouille.
Apreciadora da culinária francesa, Sílvia revela que passou a tomar gosto pelas receitas da França depois que começou a freqüentar o restaurante La Cigale, no Leblon, comandado pelo chef baiano Daniel Américo. Ela conta que, assim que provou papillote de peixe acompanhado de ratatouille, perguntou ao chef como fazia. Achou tão fácil, que resolveu preparar para o namorado. “É um prato facílimo, sem muitos esforços”, garante a atriz, durante o preparo da receita no próprio restaurante.
Logo na primeira vez que preparou a receita para Sérgio – “ele sempre quis ter o gostinho de comer uma comida feita por mim”, derrete-se –, Sílvia se saiu bem. E hoje prepara “como ninguém” a receita à base de legumes que ficou conhecida do público depois da exibição do desenho animado “Ratatouille”, da Disney, que conta a história do ratinho Remy, que sonha em se tornar um grande chef francês. Na cozinha o primeiro passo é lavar bem os ingredientes. “Na verdade, o ratatouille só acompanha o papillote de peixe”, frisa.
Devidamente separados, Sílvia corta os legumes – entre eles a berinjela, a abobrinha, a cebola, o pimentão vermelho e o pimentão amarelo – em cubos. A atriz ainda separa outros três ingredientes fundamentais à receita: o azeite extra virgem, a pimenta e o sal. “Também rego um dente de alho picado com azeite”, acrescenta. Depois de picados, Sílvia esquenta o azeite e despeja os legumes. E, entre uma pitada de sal e outra, a atriz brinca com a frigideira nas mãos. A ponto de, como uma boa chef de cozinha, jogar com desenvoltura os legumes para o alto.
Depois que o ratatouille está pronto, Sílvia parte para o preparo do papillote de peixe. “Que é mais fácil ainda de fazer”, certifica. Ela estende um pedaço de papel-alumínio sobre uma bancada – “o lado brilhante tem de ser para cima”, ensina – e começa a preparar o peixe. Rega o papel com um filete de azeite e, em seguida, coloca 200g de filé de linguado. “Tempero com manjericão, sal, pimenta e uma fatia de limão siciliano”, acrescenta. Para finalizar, a atriz fecha o papel, cuidadosamente, formando um envelope, e leva o “embrulho” ao forno pré-aquecido a 200 graus. Oito minutos depois, o peixe está pronto.
Sofisticada e gostosa, a receita só assusta mesmo pelo nome. Afinal, segundo Sílvia, as pessoas sempre acham que é superdifícil preparar o ratatouille com papillote de peixe. “Mas não tem nada de complicado, né?”, conclui a atriz, que, assim como a receita, está se especializando em viver mulheres requintadas na tevê. Afinal, tanto em “Páginas da Vida” quanto em “Malhação”, ela deu vida a socialites. Na primeira viveu a perua Verônica e agora incorpora a fútil Daisy. “Foram duas dondocas seguidas. Quero e preciso sair um pouco disso”, desabafa a atriz, que tem contrato por obra com a Globo.
Ratatouille
Ingredientes
1 unidade de abobrinha
1 unidade de berinjela
1 unidade de cebola
1 dente de alho picado com azeite
1 unidade de pimentão vermelho
1 unidade de pimentão amarelo
sal a gosto
pimenta a gosto
azeite extra virgem a gosto
Modo de preparo
Corte a abobrinha, a berinjela, a cebola e os pimentões em cubo. Aqueça uma frigideira e adicione o azeite. Despeje os legumes na frigideira e, em seguida, acrescente sal, o alho picado com azeite e pimenta a gosto. Abaixe o fogo e deixe cozinhar. Salgue, retire do fogo e sirva.
Papillote de peixe
200g de filé de linguado
1 dente de alho picado com azeite
1 limão siciliano
ervas – alecrim, manjericão e tomilho
sal a gosto
pimenta a gosto
azeite extra virgem a gosto
Modo de preparo
Coloque um pedaço de papel alumínio sobre uma superfície com o lado brilhante para cima. Sobre o papel, coloque um filete de azeite e uma pitada de sal. Tempere o peixe com sal, pimenta e alho picado com azeite. Ponha o peixe por cima, cubra com uma fatia de limão siciliano, umas folhinhas de manjericão, alecrim e tomilho e regue com azeite. Acrescente mais uma pitada de sal e pimenta. Devagar e cuidadosamente, feche o papel, formando um envelope, e fechando bem para conservar o suco do peixe e o aroma dos temperos. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por volta de 8 minutos. Na hora de servir, coloque sobre o prato e corte o papel alumínio.
Deixe o seu comentário