Palavreando: Filmes

Por Wanderson Nogueira
sexta-feira, 27 de junho de 2008
por Jornal A Voz da Serra

Para mim, cinéfilo assumido, bom filme é aquele que quando as letrinhas sobem você fica lá, paralisado, embasbacado, viajando, pensando na mensagem deixada, matutando sobre a vida e sobre as coisas do mundo. E fica lá, por algum tempo, com ou sem lágrimas nos olhos, em silêncio consigo mesmo, escutando-se, querendo ser mais, melhor, talvez diferente.

Sinceramente, as questões técnicas ficam para as academias e os críticos. Aliás, quase sempre, com algumas exceções, os filmes sugeridos pelos críticos são chatos. Filme foi feito para divertir e fazer você sentir emoções diversas: chorar, sorrir, se assustar... A questão da inteligência é importante, mas não fundamental. Um filme pode ser pobre em termos técnicos ou em pioneirismos cinematográficos, no entanto, agrada se atingir o objetivo daquele que dispensa ou ganha alguns minutos para lhe assistir.

Gosto de frases de efeito. E frases de efeito bem colocadas, por si só, já me fazem dizer: “Este é um bom filme!”. As frases nos ensinam e um filme pode nortear as nossas atitudes perante a vida. Há frases perfeitas nos grandes clássicos como nos classificados pelos críticos como de categorias inferiores: “Nunca odeie seus inimigos, isso afeta seu julgamento” - O Poderoso Chefão; “Não é trágico alguém morrer fazendo aquilo que gosta” - Caçadores de Emoção; “Viver com medo é viver pela metade” - Vem Dançar Comigo; “A coisa mais importante que se pode aprender é amar e em troca ser amado” - Moulin Rouge; “O povo não tem que temer seu governo, o governo é que tem que temer seu povo” - V de Vingança; “De que lhe adianta ter asas, se você não pode sentir o vento?” - Cidade dos Anjos; “Grandes poderes exigem grandes responsabilidades” - Homem-Aranha; “Não sei se a vida é maior do que a morte, mas o amor é maior do que ambas” - Tristão e Isolda. E poderia evidenciar centenas de outras. Entre as que até regem meus atos: “A juventude envelhece, a maturidade é superada, a ignorância pode ser educada, a embriaguez passa, porém, a estupidez é eterna” - Clube do Imperador; “A felicidade só é verdade se compartilhada” - Na Natureza Selvagem; “O amor é como o vento, não poso vê-lo, mas posso senti-lo” - Um Amor para Recordar; “Cada minuto que passa é uma nova chance para mudar tudo para sempre” - Vanilla Sky. Quase todas do filme Poder Além da Vida, das quais destaco: “Um guerreiro não desiste do que ama. Ele tem amor no que faz”. Ou simplesmente: “Freedom!”. Traduzindo: “Liberdade!”, no filme Coração Valente. Essas frases não valem os filmes?

E o que dizer das trilhas sonoras? Aquela cena, aquele beijo, aquele olhar, aquela música... O grande momento é agraciado pela trilha sonora que às vezes é melhor do que o próprio filme.

Admiro quem repara nos mínimos detalhes da sétima arte, mas me satisfaço com boas frases, pensamentos, lindas histórias, boa trilha sonora e aquela sensação de que esse ou aquele filme mudou algo em mim.

Para encerrar, uma frase de um dos meus filmes prediletos, Jerry Maguire: “Na vida tanto ganhei quanto perdi, mas o importante é que eu amo minha família, eu amo meus amigos, eu amo a minha vida”. Espero que você também!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade