10 de maio: Coluna gastronômica

por Chico Figueiredo
sexta-feira, 09 de maio de 2008
por Jornal A Voz da Serra

JORGE BRÄUNIGER

BRÄUN & BRÄUN

RESTAURANTE SUÍÇO E ALEMÃO

Não come: Não sou muito de verdes para degustar.

Come de joelhos: A casquinha de truta do Bräun & Bräun, nossa criação, é espetacular.

Gosta de cozinhar: Gosto, mas não tenho talento. Faço coisas simples e o meu filé é excepcional!

Sobremesa: O tradicional pudim de leite.

Bebida que aprecia: Cervejas. E hoje, particularmente, as cervejas gourmet. São aquelas feitas por pequenas cervejarias, mas com requinte de produção. Possuem cevada e lupo excepcionais. As minhas marcas favoritas são Packer, Bruge, Eisenbahn e Danabier.

Boteco predileto: Quando tenho tempo vou ao Bracarense, no Rio, e no Posto 6, em São Paulo. Infelizmente, quando estou em Friburgo fico muito envolvido com o Bräun & Bräun.

Restaurante predileto: Por apreciar muito carnes e churrascos, gosto de ir ao Quari-Quara. Mas tem uns três ou quatro restaurantes que gosto muito em nossa cidade e que acho de primeira classe.

Jantar inesquecível: Um conjunto de coisas me fez lembrar um jantar de negócios em San Francisco. Comi um suflê Grand Marnier inesquecível. Gostaria de lembrar de um romântico, mas...

Cidade para turismo e lazer: No litoral do Rio, Armação de Búzios, e na serra, Nova Friburgo, pela qual sou realmente apaixonado. No exterior, San Francisco.

O que é ser bem servido: Ser atendido por alguém delicado, gentil, calmo, sem pressa. Um serviço harmonioso e lento.

O que é servir bem: É um tripé: o ambiente agradável, o alimento gostoso e o cliente se sentir bem.

Três coisas agradáveis em Nova Friburgo: O espírito do friburguense, que é de uma índole positiva, os tons de verde e o céu azul e o clima.

Coisas desagradáveis: A falta de cuidado com a cidade, carente de mais atenção; a falta de divulgação eficiente e efetiva nos meios de comunicação; e a distância que há entre os setores público e privado, o que poderia ser mais eficiente.

O que poderia ser feito para alavancar a rica gastronomia de Nova Friburgo? Muito já vem sendo feito pelos circuitos, apesar de disperso. Tem que haver uma junção do poder público e do privado, como se todos fossem uma só empresa, uma atuação conjunta e inteligente. O esforço disperso não é bom, tem que se trabalhar em conjunto.

minutas

Este carioca do Jardim Botânico e do Leblon, que foi deportado para São Paulo pela migração do mercado financeiro na década de 80, é um apaixonado friburguense de coração. Tanto que resolveu investir num dos melhores restaurantes da cidade, que nos dá muito orgulho, por ser o maior em qualidade de cervejas do Brasil e com uma comida suíça e alemã de primeiríssima qualidade. Junto com Cristina Bella e seus filhos Guilherme (31) e Renata (27), que palpitaram muito com excelentes idéias na criação deste excelente restaurante que é o Bräun & Bräun, Jorge gosta muito de viajar pelo Brasil e exterior, para estar sempre atualizado com tudo o que acontece em gastronomia no mundo. Ele, que já foi um dos principais executivos de banco estrangeiro no Brasil, é hoje um orgulho para nossa cidade.

dicionário

KASSLER – Prato típico da cozinha alemã, é o carré de suíno deixado em salmoura por 48 horas e, depois, defumado por mais 12. Muito saboroso e perfumado, geralmente é servido acompanhado de chucrute e batatas. Obtém-se um contraste delicioso, ao servi-lo com purê de maça.

SAUERKRAUT – Prato alemão que consiste em repolho branco fermentado (sauer = azedo; kraut = repolho). Depois de cortado bem fino, o repolho é cozido e fica a fermentar, com sal e semente de alcaravia, em uma barrica hermeticamente fechada. Após três ou quatro semanas, remove-se qualquer resíduo que tenha subido, acrescentando-se mais água. Importante acompanhamento da cozinha alemã, em português, chama-se chucrute, uma derivação de choucroute, seu nome em francês. Embora se afirme correntemente sua origem alemã, na verdade o repolho fatiado e fermentado em vinho de arroz era a ração fornecida aos trabalhadores na construção da Grande Muralha da China. É grande fonte de vitamina C e B.

receitas

RECEITAS RÁPIDAS

SALADA DE REPOLHO

CRU COM FRANGO

Em uma tigela média misture 3 xícaras de repolho cortado em tirinhas, 1 maçã média vermelha ou verde, descascada (se preferir) e cortada, e ½ xícara Thousand Island para salada. Acrescente e misture 300g de cubos de frango defumado.

Misture o molho com delicadeza até incorporá-lo bem à salada. Tampe a tigela e deixe-a no freezer uns 5 minutos para esfriar um pouco. Sirva-a em seguida em pratos de salada gelados antes.

Rendimento: 3 porções.

SALADA CHINESA DE FRANGO

Em uma tigela grande, misture 300g de cubos de frango defumado, 200g de castanha d’água enlatada e escorridas, 4 cebolinhas cortadas em tirinhas, 1 pimentão vermelho cortado em tirinhas finas, 200g de brotos de feijão, 2 colheres de sopa de sementes de gergelim e 1 xícara de macarrão chinês instantâneo, escorrido. Misture a salada com ½ xícara de molho oriental para a salada e um punhado de castanhas de caju. Sirva em seguida.

Rendimento: 3 porções.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade