Quando éramos pequenos, costumávamos escutar de nossos pais e professores algo do tipo: “Meninos, tenham modos!”. Decerto que estes modos nos eram ensinados pelos próprios. Antigamente algumas escolas mantinham na grade o ensino de culinária, costura, boas maneiras... E hoje? Será que as boas maneiras compõem a grade curricular de uma escola?
Acredito que a turminha deveria aprender desde cedo a se comportar em sociedade, para não sofrer mais tarde, já na vida adulta, pois tais regras servem, principalmente, para aprendermos a respeitar uns aos outros. E vale o ditado: “O meu limite termina onde começa o do outro”. É bem isso mesmo!
Cabe ressaltar que regras e modos devem ser recíprocos a quem ensina e quem aprende.
Por essas e outras, resolvi listar algumas condutas essenciais para o bom convívio nas escolas.
Respeite seu professor - Antigamente o professor era visto com muito respeito, com medo até, ao contrário do que se vê hoje, em que é por vezes ameaçado, xingado e insultado pelos alunos. Respeitar por medo não é bom, claro, mas o que veio depois disso também já é demais!
Mantenha limpa a sua escola - A começar pela própria carteira, que é o seu espaço (também ocupado por outros, lembre-se) no ambiente escolar: nada de grudar chiclete ou rabiscar. Atenção também aos banheiros, refeitórios, enfim, zelo com todo o espaço físico e ecológico de sua escola.
Participe das atividades sociais - Não fique fora de gincanas, festas juninas e quaisquer outras atividades que estimulem o convívio social. É, no mínimo, deselegante.
Outros modos indispensáveis: escovar os dentes após as refeições, não falar de boca cheia, cumprir os horários, guardar os próprios pertences, saber dividir e se portar à mesa.
Há algumas escolas que já ensinam estas regrinhas, o que é um grande incentivo, pois muitos pais atualmente não têm tempo para tais lições (o que também não vale como desculpa diante dos possíveis modos mal-educados e arbitrariedades de seus filhos).
É de pequeno que se aprende e, como diz minha mãe, “tudo no início tem jeito, mas tem que começar certo”.
Boa semana e até breve!
Deixe o seu comentário