Daniel Frasão: Notas de um moleque desocupado

sexta-feira, 18 de abril de 2008
por Jornal A Voz da Serra

Eis aqui a minha lista de grandes canções esquecidas de Elvis Presley.

 

FAIRYTALE – Um legítimo country. Foi gravada em 1975 para o álbum Today. Elvis estava cansado, mas de vez em quando ainda entrava em estúdio e mostrava para o que veio ao mundo. Para quem acha que Elvis nos anos 70 é somente Las Vegas e lantejoulas, essa música vem a calhar.

 

I NEED YOU SO – Gravada em 1957, apareceu pela primeira vez no álbum Loving You. Em matéria de baladas, é difícil sobressair em meio a tantas Love Me Tender, Loving You, Always On My Mind etc, mas essa se sai muito bem. Escute e depois me diga se não tenho razão.

 

POWER OF MY LOVE – Quando todo mundo achava que Elvis estava condenado aos revivals dos anos 50, ele entra nos estúdios de Memphis em 1969 para uma das melhores sessões de gravação de toda a sua carreira. Elvis estava de volta; contemporâneo, renovado, e a mil... pronto para fazer Beatles & cia baixarem a bolinha. Procure pelo álbum From Elvis In Memphis.

 

I NEED SOMEBODY TO LEAN ON – Todo mundo sabe que Hollywood não foi uma boa idéia para Elvis. Filmes medíocres com trilhas sonoras que beiravam a debilidade mental. Mas espere aí, dê uma sacada nelas porque há muitas pérolas escondidas. Essa balada é uma delas. Eu a considero uma das melhores canções do Elvis, e saiu da trilha sonora do filme Viva Las Vegas, de 1964. Não é uma daquelas baladinhas juvenis sobre paixonites adolescentes. Essa é uma balada madura, que deve ter deixado Frank Sinatra com vontade de mandar a Máfia quebrar as pernas do prodígio do rock.

 

STAND BY ME – Elvis também era gospel. Revolucionário por acaso, Elvis era por natureza comportado, respeitador, educado e religioso. Identificava-se com o gospel. É uma boa pedida começar por esse aqui, gravado em 1967 para o álbum gospel How Great Thou Art. Não é a famosa Stand By Me que todo mundo conhece, mas é igualmente bonita.

 

LMOST IN LOVE – Essa é especial, pois é a única canção gravada por Elvis Presley que foi composta por um brasileiro. É uma bossa nova, de Luis Bonfá. E adivinhe só? Elvis também arrasa na bossa nova. O cara simplesmente era genial em tudo o que resolvesse gravar. Dá pra acreditar? Lá estava o símbolo dos EUA, gravando bossa nova como se fosse um brasileiro dos melhores! A voz impostada que todo mundo associa a Elvis torna-se suave, aveludada, praieira, como a de qualquer bossa-noveiro de Ipanema dos anos 60. Foi gravada em 1968 para a trilha sonora do filme Live a Little, Love a Little. Inacreditável.

 

RECONSIDER BABY – Elvis era rock’n roll, country, gospel, Las Vegas e até bossa nova. Claro que também seria blues. O blues fazia parte do seu DNA, era sua herança cultural. Esse aqui saiu do álbum que muitos consideram o melhor de sua carreira, Elvis Is Back, de 1960. Ele tinha acabado de sair do exército. Um disco incrível.

 

As músicas são inúmeras, mas o espaço acabou. De início, com essas aí já dá pra você se divertir pra caramba.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade