"Toda gota conta! E a gente conta com você!”. Este é o principal alerta de uma campanha institucional do governo do estado pelo consumo inteligente da água em todo território fluminense ante a crise hídrica que compromete o abastecimento em diversas regiões. Protagonizadas pelo ator Marco Nanini, as peças publicitárias têm sido veiculadas desde o carnaval nos meios de comunicação.
Num dos textos direcionados à TV, Marco Nanini provoca o telespectador: "Você sabia que uma torneira pingando desperdiça 46 litros de água por dia? Então, que tal aproveitar o intervalo e conferir se as torneiras estão bem fechadas? Toda gota conta! E a gente conta com você!”. Já é possível assistir aos filmes também pela internet no site www.todagotaconta.com.br.
A nova campanha alerta ainda para importantes mudanças de hábito no ambiente doméstico. "Assim como os governos, a população precisa reavaliar seu comportamento em relação ao uso da água”, afirmou o governador Luiz Fernando Pezão. A campanha é exibida na TV em vídeos de 60, 30 e 15 segundos e também em spots de rádio e anúncios em jornais. A redução do tempo usado para tomar banho e a eliminação do hábito de lavar calçadas com mangueira são algumas das mensagens que são levadas ao público.
"O mundo passa por mudanças climáticas e ambientais que vão exigir que estejamos preparados para a economia permanente de água. Trata-se de um bem finito e temos que preservá-lo”, observou Jorge Briard, presidente da Cedae, companhia de abastecimento de água da região metropolitana do Rio de Janeiro e de diversos municípios do interior. Segundo Briard, o sistema hídrico do estado vem passando por avaliações quase diárias a fim de medir os níveis dos reservatórios. A Cedae também diminuiu o prazo para o conserto de vazamentos, de 72 horas para 48 horas.
"Nós vamos fazer intervenções emergenciais e estruturais para atravessar esse período de crise. Momentos como esse que estamos passando têm sido cada vez mais frequentes e intensos. Por isso, a companhia está investindo cada vez mais em tecnologia e otimização dos seus processos”, explicou Briard.
O secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, aproveitou para lembrar que o governo do estado já vem adotando medidas nos últimos anos para garantir água para população: "Já economizamos 450 milhões de litros de água desde maio do ano passado em decorrência de ações preventivas adotadas pelo governo do estado. Vamos avançar na política de reúso do recurso, encaminhando para a Assembleia Legislativa um projeto de reutilização industrial. Estamos buscando mais medidas para garantir a segurança hídrica em nosso estado”, observou Corrêa.
Esbanja e Manera: precursores da mudança de hábitos
Os personagens da campanha de conscientização, os irmãos Esbanja e Manera, antecederam Marco Nanini no combate ao desperdício. Os personagens dão vida à campanha lançada em novembro do ano passado, antes da chegada do verão, pelo governo do estado.
O primeiro personagem, como sugere o nome, vivia desperdiçando água. O outro, o Manera, era um menino consciente, que passava o tempo todo lembrando o irmão esbanjador da necessidade de economizar água.
Nos filmes e anúncios impressos, os irmãos Esbanja e Manera viviam situações do cotidiano, como tomar banho, escovar os dentes, fazer a barba, entre outros. Nas rádios, o jingle, criado por Martinho da Vila, chamava a atenção do ouvinte para a importância de se comportar como o Manera e usar a água de forma racional.
O jingle e os filmes estão disponíveis para download no site da Cedae (www.cedae.com.br).0
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