A campanha de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids do Ministério da Saúde para este Carnaval será focada na prevenção, combinando camisinha, testagem e tratamento. A mensagem geral da campanha orienta os jovens para se prevenirem contra o vírus da aids, usar camisinha, fazer o teste e, se der positivo, começar logo o tratamento, reforçando o conceito — "camisinha + teste + medicamento” — de prevenção combinada. São 129 mil cartazes em quatro versões — segmentados para a população jovem, travestis e jovens gays — um spot de rádio, 315 mil folders explicativos da prevenção combinada e um vídeo para TV.
Os materiais reforçam o slogan final usando a gíria "# partiu teste”, linguagem típica desta faixa etária prioritária. Nas cidades com maior concentração de foliões haverá um reforço das estratégias de comunicação da campanha. Além do rádio e da TV, a iniciativa também está sendo divulgada pela internet e em revistas temáticas de carnaval e de comportamento LGBT.
Vale destacar que, apenas para o período do carnaval, o Ministério da Saúde está distribuindo aos estados de todo país 70 milhões de preservativos. Ao todo, os estados já contam com estoque de 50 milhões de unidades para as ações cotidianas de prevenção, o que inclui o carnaval. O quantitativo de camisinhas é definido com base no consumo médio mensal, além da capacidade de armazenamento e o estoque presente no almoxarifado. Nos últimos cinco anos, o Ministério da Saúde passou aos estados 2,2 bilhões de preservativos.
O mote da campanha teve como base um estudo de comportamento em que foi constatado que 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses. Os dados são da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), realizada em 2013, com 12 mil pessoas na faixa etária de 15 a 64 anos, por amostra representativa da população brasileira.
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