Vinicius Gastin
A realização de quatro amistosos antes da estreia no campeonato carioca teria deixado o técnico Gerson Andreotti satisfeito, se o meia Jorge Luiz tivesse participado de todos eles. O camisa 10 do Friburguense atuou apenas contra a Tombense, o que fez o treinador pedir a realização de um novo jogo-treino. A diretoria do Frizão agiu rápido, e programou mais um teste para amanhã, 24, contra o Boavista. A partida será às 9h30 no estádio Eduardo Guinle.
Jorge Luiz teve a viagem para Miracema adiada duas vezes, e conseguiu se juntar aos companheiros apenas no último domingo, 18. A lesão no púbis afastou o meia do trabalho regular de pré-temporada, e o deixa defasado fisicamente em comparação ao restante do elenco. Contudo, o técnico Gerson Andreotti não deve abrir mão da escalação do principal armador da equipe no jogo contra o Fluminense. Jorge Luiz é considerado uma das principais peças da equipe, e é um dos homens de confiança do treinador. Alguns jogadores experientes foram oferecidos ao Friburguense para a posição — a exemplo do meia Glauber, ex-Botafogo —, mas Andreotti abriu mão de um novo reforço para a meia-esquerda e reiterou a aposta no seu camisa 10.
Em Tombos, novo tropeço
O penúltimo amistoso do Friburguense na preparação para o estadual foi na noite da última quarta-feira. O Tricolor da Serra viajou até a cidade de Tombos — a pouco mais de uma hora de Miracema, onde realizou a pré-temporada — e enfrentou a Tombense no estádio Almeidão.
Com o retorno de Jorge Luiz ao time titular, em seu primeiro jogo-treino apenas, a surpresa foi a manutenção do jovem Luquinhas na escalação inicial. Gerson Andreotti conta com jogadores mais experientes para a posição, a exemplo de Badinho, Tufy e Jefferson. No entanto, optou pelo garoto de 17 anos e reforçou a tese de que Luquinhas deverá ser bastante utilizado no estadual. Outro detalhe importante foi a manutenção de Marcos no gol tricolor. O experiente goleiro de 31 anos parece caminhar para recuperar a camisa 1, que foi de Luiz Felipe durante a Copa Rio. Em recente declaração, o treinador tricolor havia afirmado a intenção de escalar o time principal nos últimos testes antes do carioca.
Em comparação aos demais amistosos, o Friburguense apresentou ligeira evolução. Os jogadores estão mais soltos, e já conseguem se movimentar dentro de campo com menos dificuldades. De negativo, apenas o resultado: a equipe da casa venceu por 2 a 0, gols de Wagner e Daniel Amorim. No primeiro jogo, no último fim de semana, o time da zona da mata mineira havia vencido por 2 a 1.
O Friburguense foi escalado com Marcos, Sergio Gomes, Cadão, Pierre e Flavinho; Bidu, Damião, Luquinhas e Jorge Luiz; Ziquinha e Caíque. No segundo tempo de partida, alguns outros jogadores que compõem o elenco foram testados.
Após marcar no primeiro amistoso contra os mineiros, atacante Caíque passou em branco em Tombos
Amistoso com o Boavista tem como principal foco dar ritmo ao meia Jorge Luiz
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O professor aprova
Andreotti faz balanço positivo da pré-temporada em Miracema
Duas semanas de trabalho depois, o Friburguense está de volta a Nova Friburgo. O período de treinos em Miracema contou com atividades em período integral na maioria dos dias, descanso, alimentação regrada e trabalho psicológico reforçado. Além disso, o Frizão disputou quatro amistosos: um contra o time local, outro com o Grêmio Ubaense e dois contra a Tombense-MG.
Todas essas possibilidades encontradas no Noroeste Fluminense levam o técnico Gerson Andreotti a fazer uma avaliação positiva do período longe de casa. O treinador ressalta ainda a oportunidade de adaptação ao clima mais quente, devido às altas temperaturas encontradas em Miracema.
"Nós estamos fazendo uma ótima preparação, e usamos essa estadia fora do Eduardo Guinle para aprimorar fundamentos como finalização. O time evoluiu muito na parte técnica. O Siqueira (gerente de futebol) gosta de cuidar bem do nosso campo e sempre dá uma melhorada no estádio quando estamos fora. Então, sempre treinamos fora para fazermos uma boa pré-temporada sem nos preocuparmos com o estádio. Nós chegamos a Miracema para treinarmos fundamentos, finalização e fazermos uma série de jogos. Tínhamos feito a parte física em Friburgo, então, demos sequência em Miracema. Foi um período muito proveitoso.”
Confiante, porém com os pés no chão, o técnico do Friburguense prefere manter cautela quanto às expectativas para o carioca. Andreotti afirma que o primeiro objetivo é escapar matematicamente do rebaixamento, para que então a equipe possa sonhar com voos maiores. Além de voltar a disputar uma semifinal de campeonato 11 anos depois, o objetivo é buscar uma vaga no campeonato brasileiro da série D.
"Nós não podemos fugir da realidade dos pequenos. Nós temos que primeiro ter a mentalidade de fugir da zona de rebaixamento, temos que ficar longe disso desde o começo. Temos que fazer um bom início e evitar qualquer proximidade com o rebaixamento. Depois que fizermos uma boa somatória de pontos, temos que subir um degrau por vez. Aí poderemos pensar em vaga na série D, melhor colocação, buscar novos objetivos.”
Andreotti faz avaliação positiva do período em Miracema: técnico tem mais uma semana para preparar a equipe
Deixe o seu comentário