Não é novidade que o trânsito local está cada vez mais conturbado: ruas estreitas que não comportam o excesso de veículos, congestionamentos, motoristas não tão preparados como deveriam, pedestres que insistem em atravessar fora da faixa e muito mais. Resultado: estresse geral por nossas ruas e avenidas. Para piorar o caos, muitos motoristas insistem em descumprir as leis de trânsito colocando em risco a própria segurança e a dos outros também. Prova disso se tem com o considerável número de multas aplicadas no ano passado pelos agentes da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), a antiga Autran: 5.574 e mais outras 2.247 expedidas pela Polícia Militar. No total, 7.821 multas ao longo de todo o ano 2014.
No levantamento da Smomu, agosto foi o mês campeão de infrações de trânsito com 1.435 multas, seguido de setembro com 850. Janeiro foi o mês mais fraco, com 118 infrações notificadas. De acordo com a Secretaria, dirigir utilizando o telefone celular foi a infração que mais rendeu multas no ano passado: 1.044, seguida do estacionamento em fila dupla, com 726 multas. Estacionar o carro em local proibido e especificamente em vagas destinadas a carga e descarga somaram, respectivamente, 598 e 428 multas aos motoristas. Outros 403 condutores foram penalizados por serem flagrados avançando sinais.
"A velha desculpa dada pelos motoristas ao serem flagrados afirmando que pararam em local impróprio por motivo de urgência não se justifica. Todos afirmam que ‘é rapidinho’, e se houver tolerância, o abuso é total. Sem contar os que estacionam em fila dupla travando outros veículos e deixam o pisca alerta acionado por mais de meia hora. Se rebocarmos, eles ainda reclamam”, disse um agente de trânsito.
Blitzes do IPVA em 2014 resultaram em mais de 500 multas
A Smomu também contabilizou no ano passado outras 536 multas em blitzes específicas realizadas em parceria com o Detran para coibir a circulação de veículos com o IPVA atrasado. Só no período de abril a setembro, 262 proprietários foram multados e tiveram os veículos rebocados. Em diversas dessas blitzes foi utilizado um equipamento que capta através das placas dos veículos quais deles estavam em débito com o imposto sobre a circulação de veículos automotores até 2013. Somente no mês de dezembro nenhuma blitz do IPVA foi realizada nas ruas do município.
Operações da Lei Seca: 867 motoristas multados
As blitzes realizadas ano passado com o intuito de impedir que motoristas dirigissem alcoolizados — as conhecidas operações da Lei Seca — abordaram durante todo o ano passado 4.159 motoristas em Nova Friburgo, principalmente nas noites de sextas-feiras e fins de semana, com apoio da PM e da Smomu. Ao todo, foram aplicadas 867 multas. Pelo menos 199 veículos foram rebocados e 286 carteiras de habilitação apreendidas. No total, 3.560 motoristas foram solicitados a se submeter ao teste do etilômetro, mas 240 recusaram. Destes, 54 respondem por infração administrativa e 33 a processos criminais. Ao todo 327 casos de embriaguez ao volante foram constatados.
Deixe o seu comentário