Dos diferentes tipos de coleções que uma pessoa pode optar por fazer, um militar aposentado da cidade escolheu uma bastante importante e diferente: a história de Nova Friburgo. Darcely Emanuel Pombo — também conhecido por Cabo Pombo — possui em sua casa um acervo de mais de mil itens sobre a história da cidade.
Além de ter passado 30 anos trabalhando como fuzileiro naval, Darcely teve outros trabalhos que certamente influenciaram seu interesse pela história da cidade. Entre os locais em que trabalhou, inclui-se a fábrica Ypu, símbolo histórico de Nova Friburgo.
Aos 26 anos, em 1965, o pesquisador — que nasceu em Pedra Riscada, em Lumiar, em 1939 — começou a guardar fotos e arquivos antigos sobre Nova Friburgo, que conseguia trocando ou então comprando com outros colecionadores. "Além de fotos, eu tenho também jornais, documentos e até moedas antigas. O último item que comprei foi um jornal de 16 de novembro de 1889, um dia após a Proclamação da República. A maior parte do meu acervo está relacionada aos séculos XVIII e XIX”, conta.
Sobre a parte da história de Friburgo que mais gosta, o colecionador comentou: "O que mais atrai meu interesse na nossa história é a época do trem e também o auge das indústrias. Foi um tempo em que havia emprego para todo mundo, a população não sofria com os altos índices de desemprego”, disse o militar.
Para guardar um acervo tão extenso e importante, Cabo Pombo construiu um local especial para o arquivo. "Eu fiz no meu terreno um imóvel de mais ou menos 40 metros quadrados, onde as peças ficam totalmente expostas. Hoje tenho cerca de 1070 fotos que, inclusive, já estão digitalizadas. É um lugar muito interessante, você não vê parede, é tudo preenchido por jornal e foto”, acrescentou.
Darcely diz que para quem quiser conhecer a coleção, seu acervo está de portas abertas. O endereço é Rua Araguaia 115, lote 5, Olaria, e para marcar uma visita é só entrar em contato pelo telefone 2528-0216.
Deixe o seu comentário