Com Barboza em 6º no ranking e Moraes em alta, esporte friburguense celebra sucesso nas lutas

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Com Barboza em 6º no ranking e  Moraes em alta, esporte friburguense  celebra sucesso nas lutas
Com Barboza em 6º no ranking e Moraes em alta, esporte friburguense celebra sucesso nas lutas

Vinicius Gastin

Ter dois lutadores entre os melhores das respectivas categorias nos dois principais eventos de MMA é privilégio para poucas cidades do planeta. E Nova Friburgo tem essa oportunidade através de Edson Barboza e Marlon Moraes. Alunos do mestre Anderson França, ambos fizeram sucesso no muay thai nacional antes de buscarem um desafio que cruza as fronteiras do país. Barboza e Moraes deixaram de ser "apenas” campeões nacionais da modalidade e conquistaram o mundo com as oportunidades de morar nos EUA e aperfeiçoar outras artes marciais.

"Na verdade, eles começaram a treinar comigo na Brasil Fight Center, em Conselheiro. O Edson, por exemplo, eu conheci em um projeto social na escola de samba Imperatriz de Olaria. Quando vim para o Centro eles já estavam comigo há uns quatro ou cinco anos. Tê-los como alunos foi apenas uma consequência do trabalho anterior. Nós somos como uma família. Eu tenho o Júnior e o Marlon como se fossem meus filhos. Nunca tivemos nenhum problema, não existe nenhum tipo de vaidade entre nós, pelo contrário. A união é muito grande, e um ajuda o outro. O sucesso de um faz a felicidade dos três”, conta Anderson França.

Inspirados pelos filhos Noah e Rafael, Edson Barboza e Marlon Moraes tornam-se referências e inspiração para crianças e jovens friburguenses. Seja através do UFC ou do WSOF, Nova Friburgo está muito bem representada no mundo do MMA. Em 2015, novos desafios e conquistas estão por vir. E por que não novos talentos podem ser revelados na cidade?


Barboza: da derrota ao 6º lugar

A relação de felicidade e cumplicidade do trio foi importante para reagir a um momento delicado de Edson Barboza na temporada. Em sua primeira luta em 2014, o lutador acabou finalizado por Donald Cerrone. "A parte física não foi tão comprometida, pois eu apenas machuquei o pé. Mesmo assim, eu tive que focar um pouco nisso. Derrota só é derrota quando não se aprende nada com ela. Em todos os meus tombos eu levantei mais forte e dessa vez não vai ser diferente. Eu pude ver os meus erros e os meus acertos e estou cada vez mais focado em melhorar para buscar o meu grande objetivo, que é ser o campeão do mundo”, disse o lutador em entrevista, à época, ao AVS.

A volta por cima não poderia ter sido melhor: três meses depois, Evan Dunham foi vítima do friburguense através de um nocaute técnico. O que era apreensão virou alegria, reforçada pela gravidez de Bruna Barboza. "Foi a minha grande motivação para dar a volta por cima. A responsabilidade aumenta, é mais uma boca para alimentar.”

Inspirado pelo pequeno Noah, que nasceria dias depois, Edson Barboza foi buscar nova vitória há um mês contra Bobby Green. A decisão unânime dos juízes premiou a agressividade e competência do friburguense, que dominou a luta e soube resistir às provocações do rival. "Eu só comemorei uma vez durante a luta, que foi no final. Foi uma forma de desabafo”, contou.

O grande prêmio, entretanto, foi conquistado fora do octógono, dias depois do combate. O ranking dos pesos-leves do Ultimate Fighting (UFC) apontou o lutador como o sexto melhor de sua categoria. Green era o sétimo colocado antes do combate de sábado e caiu para o nono lugar. Barboza divide a sexta colocação com o americano Josh Thomson, que perdeu para Green numa luta anterior. Gilbert Melendez lidera o ranking dos pesos-leves. A expectativa, a partir de agora, não pode ser diferente. Em 2015, o lutador e toda Nova Friburgo aguardam pela disputa do cinturão entre Barboza e Melendez.

 

 

Chutes são a principal característica de Barboza e o conduzem à maioria das vitórias

 

Cartel de Edson Barboza no UFC:

Total de lutas – 17

Vitórias – 15

Por nocaute – 9

Por finalização – 2

Por decisão – 4

Derrotas – 2

Por nocaute – 1

Por finalização – 1


Lutas em 2014:

– Vitória sobre Bobby Green por decisão unânime – UFC Fight Night: Edgar vs. Swanson (22/11/2014)

– Vitória sobre Evan Dunham por Nocaute Técnico (chute no corpo e socos) – UFC Fight Night: Cerrone vs. Miller (16/07/2014)

– Derrota para Donald Cerrone por finalização – UFC on Fox: Werdum vs. Browne (19/04/2014)


Moraes mantém cinturão

Marlon Moraes subiu ao octógono apenas duas vezes em 2014. Foi o suficiente para mostrar que ainda está para aparecer alguém capaz de enfrentá-lo na categoria peso galo do World Series of Fighting. As vitórias sobre Cody Bollinger, por finalização, e Josh Rettinghouse, por decisão unânime dos juízes, mantiveram o cinturão com o lutador de Nova Friburgo. E vai ser difícil tirar o maior objeto de desejo dos lutadores das mãos de Marlon.

O futuro do atleta, pelo menos por enquanto, deve ser mesmo dentro do WSOF. No entanto, Moraes já recebeu propostas do UFC, e o futuro, ainda que talvez não tão próximo, deve mesmo ser o Ultimate. "O UFC pra mim é um sonho, mas tenho que pensar na minha família, esposa e eu tenho que ajudá-los. Venho de uma infância humilde. Estou muito novo. Por enquanto, pretendo defender meu cinturão sem fazer grandes planos. Estou com os pés no chão”, contou com exclusividade ao A VOZ DA SERRA.

A permanência de Marlon no WSOF abre a possibilidade da realização do sonho de lutar em território nacional. Recentemente, em entrevista ao site MMAFighting.com, o vice-presidente executivo do WSOF, Ali Abdel-Aziz, afirmou que o Brasil possui um público muito grande de fãs de luta e projetou a realização de um evento no país. "O Brasil é o nosso objetivo número 1. Você não pode ter uma organização de MMA sem estar no Brasil. Isto é algo que nós estamos realmente procurando. Eu estou ansioso e animado para ir ao Brasil”, revelou Abdel-Aziz.


Cartel de Marlon Moraes no WSOF:

Total de lutas – 19

Vitórias – 14

Por nocaute – 5

Por finalização – 4

Por decisão – 5

Derrotas – 4

Por nocaute – 2

Por finalização – 2


Lutas em 2014:

– Vitória sobre Cody Bollinger por finalização – WSOF 13: Moraes vs. Bollinger (13/09/2014)

– Vitória sobre Josh Rettinghouse por decisão unânime – WSOF 9: Carl vs. Palhares (29/03/2014)

 


Moraes costuma vencer combates no WSOF com amplo domínio sobre os rivais


 

Barboza e Moraes com as respectivas esposas: inspirações para conquistas no MMA



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: MMA
Publicidade