Presépio: costume de representar o nascimento de Jesus se perpetua entre as gerações

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Presépio: costume de representar o nascimento de Jesus se perpetua entre as gerações
Presépio: costume de representar o nascimento de Jesus se perpetua entre as gerações

Texto: Ana Blue / Fotos: Amanda Tinoco

Segundo a Bíblia, quando Rei Herodes soube da profecia do nascimento de um menino tido como o Messias que lhe tomaria o trono, enviou sacerdotes para que descobrissem o local exato do parto a fim de eliminá-lo. Todavia, como o povo sob domínio do rei só crescia em descontentamento, os sacerdotes não cumpriram com a missão. O ódio do rei por ser enganado deu início a uma atitude ainda mais tenebrosa: Herodes ordenou que todos os meninos da Judeia com menos de dois anos de idade fossem mortos imediatamente.

Mas Jesus escapou. Maria e José, que saíram de Nazaré a caminho de Belém, não conseguiram abrigo no percurso, tendo que, no fim, se acomodarem num estábulo onde repousavam vários animais. Lá nasceu Jesus, numa manjedoura, em meio aos animais, no estábulo — também conhecido como presépio.

Para lembrar a humildade da Sagrada Família, tornou-se costume em diversas culturas montar um presépio em época de Natal, fazendo referência ao nascimento de Jesus. O primeiro de que se tem notícia teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223, que instalou um grande presépio numa floresta para explicar o sentido do Natal aos camponeses. O costume se espalhou na Europa durante a Idade Média até chegar a nós, hoje, em pleno século XXI.

E Nova Friburgo sempre manteve viva esta tradição. A montagem dos presépios é comum principalmente em igrejas e colégios religiosos, e muitas famílias têm o hábito de visitá-los. Além disso, pessoas religiosas ou não também o fazem em suas casas. Em 2014, além dos presépios montados na Igreja de São Francisco, na Igreja Matriz, no Sesc, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, nas dependências do Arautos do Evangelho do Parque São Clemente, entre outros espaços, a programação do Natal da Serra também apresentou os chamados presépios vivos — quando crianças de escolas municipais se vestem a caráter e representam para o público a noite do nascimento de Jesus.   

 

As igrejas também mantêm o costume de montar o presépio em

todo Natal; este pode ser visto na Igreja Matriz, no centro da cidade 

 

Este ano, Nova Friburgo ganhou decorações natalinas em diversos locais:

este presépio, por exemplo, está montado na Praça Dermeval  

 

O costume pode ter sido iniciado em 1223, por São Francisco de Assis;

em 2014, a igreja que leva o nome do santo continua a sua tradição 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: religião
Publicidade