Festa do Corredor volta ao calendário esportivo de Nova Friburgo neste domingo

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
por Vinicius Gastin
Festa do Corredor volta ao calendário esportivo de Nova Friburgo neste domingo
Festa do Corredor volta ao calendário esportivo de Nova Friburgo neste domingo

Foram três anos de paralisação. A tradição de reunir corredores dos mais variados cantos do estado e do país foi interrompida depois da tragédia climática de 2011, que teve como consequência a instabilidade em diversos setores do município — e no esporte não foi diferente. A espera dos atletas pelo retorno da Festa Nacional do Corredor termina neste domingo, 21. A largada está prevista para as 9h, na Via Expressa, em Olaria, em frente à Afape. A realização é da Associação dos Corredores Friburguenses (Ascof), entidade que há 27 anos promove os principais eventos de atletismo em Nova Friburgo e revela novos talentos na modalidade.

"Esse é um esforço feito pela Ascof para tentar resgatar esse evento, que é tradicional na cidade e no estado. A realidade hoje é outra, se comparada a quando começamos esse projeto. Temos eventos importantes em todos os fins de semanas, mas a cidade continua com pouca estrutura para a realização de eventos de grande porte. Por outro lado a corrida é o esporte que mais cresce no Brasil, e isso é o que anima a Ascof a lutar para resgatar a tradição friburguense. Afinal, como os próprios corredores costumam dizer, correr em Nova Friburgo é um prazer”, destaca José Augusto, um dos idealizadores e coordenadores do evento.

A expectativa para a edição deste ano é reunir cerca de 150 corredores. Apesar de este ser o menor número de toda a história do evento, caso ele se confirme, a organização mantém o otimismo e garante que o objetivo é o mesmo dos anos anteriores: realizar um misto de competição e festa de confraternização de fim de ano. Os corredores que completarem o percurso receberão um troféu, e todos os participantes ganham uma camisa da prova. Os primeiros colocados dividem a premiação de R$ 2.500 e logo após a prova, acontecerá o churrasco para os atletas e demais envolvidos com a Festa.

"O apoio de algumas empresas tornam esse momento possível. São elas a Jit Textil, Hamtaro Restaurante, Capim Limão, Vitrine Imobiliária, Hotel Domingues Plaza, Souza & Couto Assessoria Contábil e Financeira, Amil Esportes e o apoio da Secretaria de Esportes.”

Tradição teve o auge em 1997

Tradicional celeiro de atletas, Nova Friburgo é destaque no cenário estadual de atletismo. Desta forma, sempre esteve condicionada a receber eventos de grande porte na modalidade. Em dezembro de 1993, passou a organizar um deles. A primeira Festa do Corredor reuniu 200 atletas (limite estipulado para a época), na quadra da Saudade. Nos três anos seguintes o evento aconteceu no Ciep Glauber Rocha, e depois passou a ser realizado com o apoio do Sesc. A parceria foi mantida até 2007, quando a prova passou a ser realizada no Clube de Xadrez. Em 2011, o evento não aconteceu por conta do cenário desfavorável criado pelo evento climático no início daquele ano.

De fato, a Festa do Corredor chegou ao auge no ano de 1997, quando a prova foi escolhida para ser equivalente à Final do Campeonato Brasileiro de Corridas, em parceria com a Telebras. A edição daquele ano reuniu 1000 atletas, e foi vencida pelo atleta Ronaldo da Costa. Duas semanas depois, o mesmo Ronaldo venceria a tradicional Corrida de São Silvestre. Quatro meses depois, o atleta quebraria o Recorde Mundial de Maratonas, tornando-se o primeiro homem da história a correr a maratona em um tempo abaixo de 2h08min.  

Durante mais de dez anos a prova costumou reunir uma média de 1000 atletas. Em 1998 chegou a reunir atletas de 17 estados do Brasil e representantes de quatro países da América do Sul. Provavelmente, a edição deste ano não terá a mesma abrangência. Mas pode ser o pontapé inicial para resgatar os bons tempos. A tradição está de volta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Ascof | atletismo | corrida
Publicidade