Em uma parceria entre as secretarias de Defesa Civil, Serviços Públicos e Ordem e Mobilidade Urbana, a Prefeitura lançou na manhã da última segunda-feira, 1º, seu "Plano de Verão”. Em entrevista coletiva, o prefeito Rogério Cabral afirmou que a iniciativa visa unir o trabalho das secretarias do município em caso de ocorrências neste período de chuvas e, com isso, tranquilizar a população.
"Enviamos um projeto de lei para Câmara, aprovado por unanimidade, para termos 200 servidores — entre trabalhador braçal, motorista de caminhão e operadores de máquinas — que a partir desta segunda-feira, 1º, estão de sobreaviso 24h por dia, a disposição das secretarias para casos de urgência”, esclarece o prefeito, que fez questão de frisar a união entre os setores do poder público: "Nenhuma prefeitura ou estado estão preparados para lidar com uma tempestade como a de 2011 e torcemos para que isso nunca mais aconteça, mas estamos aptos a lidar com as chuvas comuns em todo verão. Para isso, vamos realizar um trabalho integrado entre as secretarias. Caso necessário, a Defesa Civil está autorizada a convocar servidores de outras secretarias para atender eventuais chamados”.
Para o gerente técnico da Defesa Civil, Hamilton Thurller, a ação vai fortalecer ainda mais o trabalho que já vem sendo realizado pela pasta: "Todo o trabalho de prevenção e preparação das comunidades já foi realizado. Visitamos as localidades afetadas e todos que moram em áreas de risco sabem o que levar e para onde ir em caso de desastres. Esperamos que esse plano não precise ser acionado, mas caso haja necessidade a Defesa Civil está pronta para atender a população”.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos do município, Alan de Almeida, o aumento na frota de caminhões e máquinas facilitará a limpeza das ruas: "Estamos bem preparados para atender aos possíveis chamados. Nosso setor conta com seis caminhões, dois caminhões-pipa, máquinas, e vamos convocar 40 servidores para ficarem de prontidão para eventuais necessidades”. Uma grande reclamação da população é quanto ao estado dos bueiros do município, mas Alan garante que o setor já vem realizando um trabalho de limpeza dos mesmos: "Estamos fazendo mutirões a partir das 21h para desobstruir os bueiros da cidade. Temos a preocupação de fazer esse trabalho durante a noite para não tumultuar o trânsito, mas em casos de chuvas fortes temos uma equipe preparada para limpar as ruas e desentupir bueiros também durante o dia”.
O secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, coronel Hudson de Aguiar, destacou o ineditismo do plano. "Esta é a primeira fez que o governo organiza um trabalho como esse. Nossa secretaria já teve a oportunidade de atuar em conjunto com a Defesa Civil em 2011 e estamos equipados para atuarmos juntos novamente em uma possível situação de emergência, realizando trabalhos complementares em casos como o de interdição de vias públicas.”
"Esperamos ter um fim de ano com tranquilidade, sem fortes chuvas, mas se isso acontecer, pedimos que a população colabore porque em caso de necessidade vai acontecer tumulto de caminhões e máquinas nas ruas e nós precisamos da atenção e colaboração de todos”, concluiu o prefeito Rogério Cabral.
‘Primavera dos Bairros’
Na ocasião, o prefeito também foi questionado sobre a atual situação do projeto "Primavera dos Bairros”: "Estamos atuando atualmente no bairro de São Geraldo, mas com muitas deficiências, até porque esses mutirões são feitos em conjunto com diversas secretarias. Mas nosso efetivo está muito pequeno, principalmente na área de limpeza, capina e serviços gerais. Acreditamos que com esse novo concurso público conseguiremos atender não só as secretarias do município, mas as subprefeituras dos bairros. Nossa ideia é terminar o mutirão em São Geraldo e começar em Olaria, que é o maior bairro de Nova Friburgo e está com muitas carências, principalmente no que diz respeito ao calçamento das ruas”.
Deixe o seu comentário