Prefeitura lança novo concurso público

Das 868 vagas abertas nenhuma é para área da saúde, que deverá ter concurso específico, afirma prefeito
segunda-feira, 01 de dezembro de 2014
por Karine Knust
Prefeitura lança novo concurso público
Prefeitura lança novo concurso público

Na última semana, a prefeitura de Nova Friburgo enviou um projeto a Câmara Municipal com o pedido oficial para realização de mais um concurso público na cidade. Com proposta encaminhada em regime de urgência, o novo certame pretende oferecer 868 vagas para diversas funções na administração pública, contando com cargos inéditos como ledor para aluno com deficiência visual e profissionais para compor o Sesmit (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).

Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 1º, o prefeito Rogério Cabral afirmou que o objetivo do novo processo é aumentar a percentagem de servidores concursados no município, garantir a qualidade dos serviços prestados e cumprir com todos os Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público. "Este será o primeiro processo realizado dentro da nova legislação para concursos públicos. Nossa preocupação é cumprir todos os TACs para que o município não seja punido e a população prejudicada e para que não tenhamos questionamentos por parte da Justiça. Assim chegaremos à marca de quase 100% de servidores concursados”, disse ele.

Quanto as 553 vagas de contratatos temporários do processo de seleção simplificado, abertas em setembro deste ano, Rogério explicou que as mesmas não foram completamente preenchidas devido a problemas financeiros. "As contratações temporárias não aconteceram porque os repasses caíram muito este ano, gerando uma dificuldade no que diz respeito aos recursos para poder cumprir a parte contratual que foi autorizada pela Câmara.”

Apesar da intensa demanda do setor, o novo concurso não terá vagas destinadas à área da saúde: "Nas mais de 800 vagas, 388 vão cobrir contratos já existentes e 480 serão novas, mas nenhuma delas para saúde. Após várias reuniões com Ministério Público do Trabalho e Estadual, chegamos à conclusão que devemos separar os concursos. Enquanto não abrimos edital para área da saúde, temos uma lei aprovada pela Câmara e acordada junto ao Ministério Público que nos permite fechar contratos através de provas seletivas. Sendo assim, vamos continuar utilizando esse tipo de avaliação para atender a demanda. É difícil estabelecer um prazo, mas vamos lutar para que o concurso público específico para saúde aconteça no decorrer do ano de 2015”, afirmou o prefeito, que ainda estuda a estadualização da saúde municipal: "Estamos analisando a possibilidade, junto ao governo federal, de tornar estadual o Hospital Municipal Raul Sertã ou, ainda, a UPA”. 

Com a autorização da Câmara, a Prefeitura contratará uma empresa, através de licitação, que será responsável por divulgar as datas para inscrição dos candidatos, realização de provas, posse dos aprovados, entre outros. O edital será lançado após aprovação do tribunal de contas. 

O concurso de 2007

Na coletiva concedida à imprensa, o prefeito Rogério Cabral ressaltou que os concursados que ficaram no quadro reserva do concurso de 2007 só serão chamados até a realização do próximo certame. "Ainda estamos convocando os concursados do quadro reserva de 2007, mas isso de acordo com a necessidade do setor. Feito o novo concurso, não se chamará mais ninguém de 2007. Já contratamos mais de mil pessoas tanto do concurso de 1999 quanto o de 2007 e estamos cumprindo a legislação para que possamos fazer um concurso sem precisarmos ser questionados no futuro”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Concurso | concurso público | 2015 | Prefeitura | temporários | Ministério Público
Publicidade