Atlética de Nova Friburgo vence Jogos Universitários

domingo, 30 de novembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Atlética de Nova Friburgo vence Jogos Universitários
Atlética de Nova Friburgo vence Jogos Universitários

Vinicius Gastin

Durante quatro dias, dezenas de universitários trocaram as salas de aula pelas quadras e dispensaram a mesma atenção das aulas ao esporte. Os Jogos Universitários Friburguenses reuniram estudantes de Nova Friburgo, Rio das Ostras, Seropédica e Petrópolis, entre os dias 20 e 23. A participação de faculdades de fora do município foi a grande novidade do evento, que não apresentou surpresas em seu resultado final.

A Estácio de Sá dominou os jogos em grande parte das modalidades, tanto no masculino quanto no feminino, e mais uma vez faturou o título de campeã geral do JunFri. No entanto, outras atléticas demonstraram evolução em relação às últimas edições e mostraram que podem ameaçar o domínio da equipe nos próximos anos.

"Tivemos uma superioridade da Universidade Federal Rural, de Seropédica, e da UFF de Nova Friburgo, principalmente no feminino. E ainda conseguiram chegar a uma final do masculino pela primeira vez. A Uerj também mostrou força, mas a Estácio de Sá sobressaiu e conseguiu o título geral. A Cândido Mendes, neste ano, teve uma participação excelente. Temos que ressaltar o trabalho e o apoio do Juca (Carlos Berbet, diretor da Ucam), e também a participação do Cefet, que cobriu a ausência de uma outra instituição e se organizou em apenas 15 dias”, comenta Felipe Malhard, idealizador e organizador do evento.

A Estácio de Sá levantou a taça, mas todos os envolvidos no torneio foram campeões. Desde organizadores, colaboradores, atletas e até mesmo o turismo e o comércio de Nova Friburgo. Os jogos receberam, em média, 400 pessoas por dia, totalizando mais de 1.500 espectadores nos quatro dias de jogos. "Foram 300 atletas de fora da cidade, e eles trouxeram pelo menos mais 300 agregados, entre pais, amigos, namorados e outros. Com isso, a economia gira, e movimenta o turismo e o comércio da cidade também.”

Outro aspecto destacado por Malhard foi a tranquilidade no decorrer do JunFri. Nenhuma ocorrência policial foi registrada, tampouco algum tipo de baderna pelas ruas da cidade. O balanço positivo se estende às quatro festas realizadas em uma choperia da cidade, onde não houve problemas graves. Durante as partidas, apesar da rivalidade entre as torcidas, o clima de respeito predominou nos ginásios Helena Deccache e Adhemar Combat.

"O evento foi um sucesso absoluto em termos de organização, logística, segurança, atendimento médico e outros aspectos. Não tivemos nenhum problema ou ocorrência policial. Temos que agradecer ao coronel Hespanha, da Polícia Militar, que é sempre solícito com os nossos pedidos. Contratamos também uma empresa particular de segurança para reforçar. O JunFri não é baderna, não tem brigas, e é realmente um evento esportivo, de integração para a nossa cidade. O objetivo mais uma vez foi alcançado. Agradeço à Secretaria de Esportes, através do secretário Renato Satyro, e aos patrocinadores, que são a Faol, Chopperia Mais 1, West Máquinas, Estação do Chopp, Aquafitness, Iron Man Suplementos, Hotel Fabris e Tempero Bom, além do Rei da Empada, que sempre apoiou o evento.”

 

Alunos da Universidade Católica de Petrópolis durante o

cabo de guerra: participação de outros municípios no evento

No basquete masculino, Estácio de Sá levou o título ao vencer a Rural na decisão


Repercussão positiva

Os Jogos Universitários Friburguenses repercutiram não apenas na mídia local, como também em alguns sites e veículos de comunicação de Petrópolis e Rio das Ostras. As participações da Universidade Católica de Petrópolis e da Universidade Federal Fluminense ampliaram a divulgação do evento. Entre os atletas e turistas, o sentimento foi de satisfação.

"Conseguimos com êxito essa participação de faculdades de fora da cidade. O nível técnico dos jogos foi excelente e a participação da torcida também durante os quatro dias nos ginásios. Quem ganha é o povo friburguense, com um grande evento esportivo. Os comentários foram positivos, e todos gostaram bastante. O alojamento ofereceu total segurança, limpeza e conforto. Eles agradeceram pela hospitalidade da nossa cidade e já manifestaram o desejo de voltar nos próximos anos. E nós estaremos de braços abertos para recebê-los.”

Desta forma, é possível começar a planejar o JunFri de 2015 com a participação de mais universidades de outros municípios.

 

Os resultados das finais:

- Cabo de Guerra masculino: UFF – NF 2x0 UFRRJ 

- Cabo de Guerra feminino: UFRRJ 2x0 Estácio

- Basquete masculino: Estácio 36x30 UFRRJ

- Basquete feminino: UFRRJ 30x16 UFF-NF

- Handebol masculino: Uerj 14x9 Ucam

- Handebol feminino: UFF – NF 19x7 Estácio

- Vôlei masculino: UFRRJ 3x0 Uerj

- Vôlei feminino: UFRRJ 3x0 UFF - NF

- Futsal masculino: Estácio 5x0 Uerj

- Futsal feminino: Estácio 1x0 Ucam


As equipes comemoraram ao final de mais um dos Jogos Universitários Friburguenses

Ginásios Helena Deccache e Adhemar Combat ficaram lotados durante os quatro dias de jogos


Agora é pra valer

Friburgo Yetis e Macaé Oilers decidem vaga na final da Liffa

O sonho do bicampeonato será colocado à prova neste domingo, 30, pelo Nova Friburgo Yetis. 

O time friburguense de futebol americano recebe o Macaé Oilers, às 14h, no Campo do Botafoguinho (Chácara do Paraíso) e disputa uma vaga na grande decisão. A entrada é franca.

O Macaé Oilers é um dos principais adversários do Yetis na Liga Fluminense de Futebol Americano. Este ano, os dois times já se enfrentaram em três oportunidades e os friburguenses venceram todas elas.


 

Decisão

A Copa da Cidade sub-17 teve a decisão realizada no campo do Pastão, em Conselheiro Paulino. O Stucky iniciou a partida com apenas sete jogadores, e ainda assim, suportou a pressão e não levou gols no Ciep 480. Na segunda etapa, já com o time completo, a equipe comandada por Rafael Estevam conseguiu marcar duas vezes e conquistar o título ao vencer por 2x0.



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: atletismo | Jogos Universitários
Publicidade